BAHIA
Paraplégico volta a andarNove anos após sofrer uma queda, que lhe causou um trauma raquimedular, e o deixou sem sensibilidade e os movimentos das pernas, o major da PM Maurício Ribeiro está andando novamente. Por enquanto, ele ainda precisa ser amparado por um andador, mas as perspectivas são boas.

Ribeiro foi o primeiro homem a participar de um tratamento experimental, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz na Bahia, com o apoio de hospitais e de universidades, para melhorar a qualidade de vida de pacientes que tiveram ruptura total da medula espinhal por traumas. O tratamento consiste na aplicação de células-tronco mesenquimais, retiradas da medula óssea da bacia dos pacientes, na região do trauma.

Clamídia atinge 9,8% das jovens, diz pesquisa

Um estudo nacional revelou que 9,8% das jovens entre 15 e 24 anos atendidas em unidades do SUS foram diagnosticadas com infecção por clamídia e 4% delas também tiveram resultado positivo para gonorreia. O estudo foi feito pelo Centro de Referência e Treinamento da Secretaria de Estado da Saúde de SP com 2.071 jovens, do País.

MENINGITE
Mais três doentes, e entre eles, um adulto
Duas crianças e uma médica de 29 anos totalizam 10 casos no Meio-Oeste

Mais três casos de meningite viral foram confirmados ontem no Meio-Oeste catarinense. Uma médica de 29 anos, de Joaçaba, uma criança de cinco anos de Capinzal e outra criança de três anos de Treze Tílias estão com a doença. Desde a semana passada, já são 10 infectados na região.

Conforme Sônia Pozza, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Joaçaba, não há nenhum tipo de relação entre os casos. Segundo ela, a médica atende pacientes da rede pública e privada e não há como identificar onde ela contraiu o vírus.

A vítima é a primeira adulta de todos os casos registrados até agora. O contágio nesta idade é incomum, já que a doença atinge, principalmente, crianças menores de seis anos, que têm a imunidade mais baixa.

Sônia explica que a médica não teve contato com os pacientes infectados anteriormente. Mas ela pode ter contraído a doença, por exemplo, de uma pessoa sadia, que está com o vírus, mas não apresenta os sintomas.

– Como a médica atende vários pacientes por dia, pode ter tido contato com uma pessoa infectada. Ela está em tratamento e passa bem – diz.

Todos os pacientes estão internados Hospital São Miguel, em Joaçaba. O tratamento das crianças também evolui para a cura. Além deles, outros três infectados continuam internados.

A meningite viral é considerada surto no município desde que seis estudantes do Centro Educacional Infantil Girassol contraíram a doença. Uma menina de quatro anos, do Centro Educacional Infantil Pequeno Pensador, em Herval d’Oeste, também está com o vírus. Em ambas as instituições, que são particulares, as aulas estão suspensas até segunda-feira.

Aulas suspensas em Treze Tílias

Em Treze Tílias, as aulas também foram suspensas na Creche Municipal Irmã Cássia Windemeyer, onde estuda a vítima, e devem ser retomadas na próxima quarta-feira. O local está sendo higienizado.

Essa paralisação temporária não deve ocorrer na Escola Municipal Bernardo Mouro Sobrinho, de Capinzal, onde uma criança também está com o vírus. A Secretaria de Educação preferiu dar continuidade às atividades, já que o caso é isolado, e está orientando professores e alunos.

SÔNIA POZZA

Vigilância Epidemiológica de Joaçaba

Como a médica atende vários pacientes por dia, pode ter tido contato com uma pessoa infectada. Ela está em tratamento e passa bem.

daisy.trombetta@diario.com.br

Diário do Leitor

Vacina x catapora

Há alguns anos, a prefeitura de Florianópolis disponibilizava a vacina para a catapora. No entanto, por motivos de corte de gastos, a vacina não foi mais oferecida na rede pública do município, o que resultou, este ano, em surto da doença e a trágica morte da menina de pouco mais de um ano esta semana. Ocorre que, também nos últimos anos, foi criada a Diretoria do Bem-Estar Animal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e que, obviamente, é custeado por esta. Diante disto, penso estar havendo uma absurda inversão de valores, pois não há verba para disponibilizar a vacina da catapora às crianças, mas há para castrar animais?

Thiago A. Michelon
Florianópolis

Colunista Cacau Menezes

MITOS E VERDADES – Neste sábado, 29, é o Dia Mundial da Psoríase, e para esclarecer acerca desta doença que não tem cura, mas tem tratamento e, principalmente, que ela não é contagiosa, o dermatologista Daniel Holthausen Nunes faz palestra no auditório do Hospital Universitário, às 9h, com entrada franca.

Lages

Na próxima segunda-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde promoverá o Encontro Macrorregional em Saúde da Família. O evento será no Map Hotel, em Lages, a partir das 9 horas da manhã. A ação, cujo tema é “o direito de uma saúde melhor está nas mãos de todos nós” é direcionada a secretários municipais e gestores de saúde dos 18 municípios abrangidos pelas secretarias de Desenvolvimento Regional de Lages e São Joaquim.

O Governo do Estado irá repassar R$ 7 mil aos autores de dois trabalhos direcionados ao tema. Os sete projetos concorrentes já estão sendo executados nas secretarias municipais de Saúde. “É uma forma de incentivar os autores a continuar inovando”, diz a gerente de Saúde da SDR Lages e coordenadora local do encontro, Beatriz Montemezzo.