O Conselho Regional de Odontologia programou atividades em Joinville por causa da Semana da Saúde Bucal, entre 24 e 29. Além da distribuição de fôlderes, estão programadas visitas a três ancionatos da cidade. São ações de prevenção.

Para oftalmo
Em parceria com o Bethesda e clínica de fora de Joinville, a Secretaria de Saúde de Joinville pretende amenizar uma das maiores demandas da cidade: os procedimentos em oftalmologia. Hoje são oferecidas 800 consultas por mês. Com a parceria, serão 650 por semana.

Sinal verde
A contratação (que será paga pela tabela do SUS) já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde. Exames e cirurgias estão no pacote. Nos próximos dias, o projeto de parceria chega aos vereadores.

PARA DEIXAR O CIGARRO
Grupo RBS lança um desafio

O Grupo RBS está lançando um desafio para ajudar as pessoas que querem parar de fumar. A ideia é transformar o dinheiro gasto com a carteira de cigarro em um presente de Natal.

As pessoas que tiverem interesse em participar devem enviar uma mensagem para o blog www.clicrbs.com.br/mtindependentes ou para mtindependentes@gmail.com. Quem quiser encarar este desafio até o Natal poderá ter sua história divulgada no Diário Catarinense e no clicRBS.

O tabagismo custa caro para a saúde, para a sociedade e também para o orçamento familiar. Os gastos com o cigarro comprometem 1,7% do orçamento familiar, percentual semelhante ao da despesa com roupas, que corresponde a 1,36%, segundo o Índice de Custo de Vida (IVC), medido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Na prática, quem fuma diariamente um maço de cigarros a um preço médio de R$ 4,80 e resolvesse parar de fumar até o Natal teria uma economia de cerca de R$ 150.

Se resolvesse deixar de fumar por um ano, economizaria R$ 1,7 mil, como mostram cálculos da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Com este dinheiro, é possível comprar uma TV LCD de 42 polegadas ou três passagens para Buenos Aires. Sem falar no bem que fará à sua saúde.

De acordo com a médica oncologista da Secretaria Municipal da Saúde e do Cepon Senen Hauff, o cigarro é um poderoso oxidante das células que acelera o envelhecimento do corpo. Além disso, o fumante corre o risco de adquirir doenças como enfisema pulmonar – mais precoce nas mulheres. Elas também são mais sensíveis aos efeitos negativos do cigarro na área cardiovascular e têm o dobro de risco de câncer de pulmão quando comparadas ao sexo masculino. O vício pelo cigarro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge cerca de um terço da população mundial adulta. Dados recentes demonstram que o consumo entre as mulheres está em constante crescimento. Por isso foi criada a campanha Mulheres Totalmente Independentes. A ação faz parte de uma campanha da Secretaria da Saúde da Capital.

Santa Inês fecha o pronto-socorro

A direção do Hospital Santa Inês anunciou, sexta-feira, o fechamento do pronto-socorro. Às 13h, a estrutura teve as portas trancadas oficialmente.

Diretor-geral do Santa Inês, Eroni Foresti explica que a abertura do Hospital Municipal Ruth Cardoso, dia 10, motivou o fechamento.

– Agora, o Hospital Ruth Cardoso é a porta de entrada dos atendimentos de urgência e emergência. O Santa Inês não faz mais atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tudo está concentrado na nova unidade – afirma o diretor.

O Santa Inês continua com a unidade de terapia intensiva (UTI) em funcionamento, mas só para atendimento na rede particular. Também mantém a execução de cirurgias pagas na estrutura. Foresti conta que aguarda para os próximos dias o anúncio oficial da prefeitura sobre o fim da intervenção municipal no Hospital Santa Inês, que durou cerca de três anos.

– O Hospital Santa Inês voltará para as mãos dos donos. A partir daí, eles decidirão o que fazer com a estrutura – explica Foresti.

A população deve ficar atenta aos atendimentos. Todos os do SUS, inclusive urgências e emergências, estão sendo feitos no Hospital Municipal Ruth Cardoso. A nova estrutura fica no Bairro dos Municípios, atrás da Univali.

Pacientes de consultas e casos de urgência e emergência de convênios e particulares de estão sendo atendidos no Hospital da Unimed, na Avenida do Estado, e no Hospital do Coração, localizado no Centro. AUTH | Balneário Camboriú

patricia.auth@santa.com.br

PATRÍCIA