Sobre saúde mental
A Secretaria de Saúde tem considerações a fazer sobre a ação do Ministério Público que cobra mais residências terapêuticas em Joinville. As casas, conforme portaria federal, são para abrigo de quem tem transtorno mental e passou por longo período de internação.

Sem deixar a família
Em Joinville, uma casa terapêutica está em operação e uma segunda está sendo providenciada. A Saúde informa que as demais pessoas com transtorno mental devem ser atendidas pelos Caps. A retirada do convívio familiar não seria recomendada pelo Ministério da Saúde.

Não é abrigo
“Portanto, a residência terapêutica não é um ‘abrigo’ para portadores de transtorno mental, ela não institucionaliza na casa as pessoas, ela sim, desinstitucionaliza os moradores dos hospitais psiquiátricos”, alega nota da Secretaria de Saúde.

O próximo projeto envolvendo servidores a ser encaminhado pela Prefeitura de Joinville é referente à gratificação dos fiscais. O município quer padronizar o emaranhado de leis sobre a produtividade, com cada categoria com regras diferentes.

Aumento dos médicos
O atual e o futuro presidentes da Sociedade Joinvilense de Medicina, Ricardo Polli e Thomas Huber, foram à Câmara ontem pedir apoio para a aprovação do projeto de reajuste dos médicos. Outras categorias querem aumentos semelhantes.

Demanda
A utilização do hospital Tereza Ramos, de Lages, como cenário para a gravação do programa de televisão da tríplice aliança, rendeu multa de R$ 5,3 mil ao governador Raimundo Colombo e ao vice, Eduardo Moreira.

A decisão foi divulgada ontem pelo TRE, que entendeu ter havido cessão de bens públicos em proveito da propaganda eleitoral em 2010. Como as condutas vedadas aos agentes públicos configuram, em tese, atos de improbidade administrativa, o Tribunal determinou a remessa de cópia dos autos à Procuradoria-geral de Justiça para averiguação.

Colunista Cacau Menezes

Paga e não tem
Tem cliente de plano privado de saúde ligando para alguns médicos e a informação é de que só tem consulta a partir do próximo ano.

Desse jeito, pra que plano privado? O SUS anda mais rápido.

Antes tarde...
A multa de R$ 5.320,50 que o Tribunal Regional Eleitoral aplicou ao governador Raimundo Colombo, ao vice Eduardo Pinho Moreira e ao diretor do Hospital e Maternidade Tereza Ramos de Lages, Osmar Guzatti Filho, veio um ano e dois meses depois das imagens divulgadas no horário eleitoral e nove meses depois da posse.

Recursos anunciados ainda não chegaram no Cepon
Dois meses atrás o governador Raimundo Colombo liberou R$ 1,6 milhão para o Cepon, em Florianópolis, só que até agora nada de dinheiro
 Paulo Alceu

Passos de cágado  -

Dois meses atrás o governador Raimundo Colombo liberou, durante um evento, R$ 1,6 milhão para o Cepon, hospital referência no câncer, localizado em Florianópolis. Ótimo. Só que até agora nada de dinheiro. E o pessoal está ressabiado até porque os R$ 4 milhões anunciados no ano passado pelo então governador Leonel Pavan, ficaram na promessa. Temendo que isso ocorresse novamente foram evitadas antecipações. Tanto que o secretário da Saúde, Dalmo de Oliveira, cobrou da diretoria que deveria ter começado as obras mesmo assim a fim de inaugurá-las até dezembro. Mas o pessoal não se arriscou. Com razão, até porque de promessa o Cepon está carimbado. Essa verba ativará um dos seis centros cirúrgicos. Um, o de procedimentos ambulatoriais. Os demais continuam fechados, inclusive, os centros de cirurgias de alta complexidade, fundamentais. Além disso, permitirá a operação de uma enfermagem, com 32 leitos e a abertura do Pronto Atendimento, mas limitado. Ou seja, muito tem que ser feito. O governador vem declarando que a meta é operacionalizar os hospitais em 100% de sua capacidade antes de pensar em construir novas unidades. Mostrou uma atenção especial ao Cepon, mas o que liberou até o momento está na mesa de alguma Secretaria. De repente, tomara, foi assinada essa semana, o que seria ótimo, apesar dos atrasos.

Saúde
Dias atrás abordei aqui na coluna a dificuldade de contratação de profissionais devido ao baixo salário prejudicando, desta forma, o atendimento na saúde. Um estudo realizado pela Secretaria da Saúde constatou a necessidade de contratar, no mínimo, três mil novos servidores visando atender a demanda hospitalar. O concurso liberado agora permitirá 600 vagas para serem preenchidas em janeiro do ano que vem. Sempre correndo atrás do prejuízo.

Interessante
Esta semana foi apresentado aos médicos de Biguaçu o projeto que será implantado no município. Por sinal o primeiro do Estado. Um avanço importante. Trata-se de uma espécie de telemedicina, mas concentrada em câncer de pele, psoríase e hanseníase. É o teledermatologia. O paciente vai ao consultório onde são fotografadas as lesões de pele que são enviadas ao centro de análise que em 72 horas disponibilizará o laudo on line, sob a responsabilidade do doutor Daniel Holthausen. Diríamos que não se trata exatamente de telemedicina, mas de diagnóstico à distância. Mesmo assim parabéns a Prefeitura de Biguaçu atenta aos problemas de saúde. O eletrocardiograma também está incluído nesse serviço
.