icone facebookicone twittericone instagram


PESQUISA MAPA
Eleitor preocupado com situação da saúde

Quando o questionamento é sobre qual a área que o eleitor acredita que a cidade enfrenta os maiores problemas, a saúde ganha disparado: 47,2% das pessoas consultadas na pesquisa apontam que ela é a principal preocupação.

Na pergunta, o Instituto Mapa pediu para cada eleitor elencar as três principais preocupações. Educação e segurança pública, que empataram tecnicamente em segundo lugar, têm aproximadamente um terço da importância dada para a área de saúde.

A tabela ao lado mostra uma coluna de pontuação, que faz um cálculo de acordo com a citação das pessoas. O primeiro colocado multiplica a porcentagem por três; o segundo, por dois; e o terceiro, por um. A saúde, por exemplo, é a segunda maior preocupação de 17,3% e a terceira de 11%.

Outra situação que o eleitor joinvilense considerou como preocupante foi o calçamento de ruas e avenidas, seguido das drogas e trânsito e mobilidade urbana.

Na outra ponta da tabela, abastecimento de água, de alimentos e menor abandonado são áreas que não atingiram 1% em nenhuma das três posições de prioridades.

  

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
A PRISÃO do organismo


Um enorme contingente de pessoas sofre com a chamada prisão de ventre. O distúrbio, no entanto, pode ganhar contornos mais gravesO distúrbio afeta 80% da população, independentemente de etnia, idade ou sexo, segundo estimativas médicas baseadas em consultas clínicas. Ou seja: em cada grupo de dez pessoas, oito enfrentam o problema. Mesmo assim, é um assunto tratado a portas fechadas ou em sussurros envergonhados ou irônicos. Geralmente, é motivo de piadas. O tabu tem nome e sobrenome: prisão de ventre.

Tanto faz um nome ou outro. O que define o incômodo não é apenas a quantidade ou a frequência, mas principalmente a qualidade do que é descartado pelo corpo humano. A enfermeira Aline Flor, por exemplo, quase diariamente vai ao banheiro, mas com dores e muito esforço. Ela apresenta um caso clássico de prisão de ventre. Não só ela. No batalhão de prisioneiros, as mulheres formam o principal contingente. A estimativa médica é de que o dobro de mulheres sofra com o problema em relação aos homens.

A causa não é meramente cultural, em função do medo ou nojo de frequentar banheiros fora de casa. Há razões fisiológicas e orgânicas para explicar as razões da maioria feminina.

“A responsabilidade cabe aos hormônios femininos. A oscilação deles durante o período menstrual interfere na absorção de líquidos, provocando a prisão de ventre”, afirma o gastroenterologista Vinícius Machado, do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Apesar disso, 80% dos fatores que desencadeiam o distúrbio estão relacionados ao estilo de vida, como os hábitos alimentares.

“Apenas 20% dos casos têm ligação com outras doenças, como Chagas ou câncer do intestino grosso”, garante Mara Rita Salum, gastroenterologista e especialista em aparelho digestivo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo ela, o problema geralmente afeta pessoas que consomem quantidade insuficiente de fibras e de água. O sedentarismo agrava ainda mais a situação.


Fibras e água

Fibras! Esse é o principal conselho ouvido por quem enfrenta surtos de constipação intestinal. A nutricionista Joana Lucyk afirma que elas podem ser encontradas em frutas, verduras e grãos integrais. Segundo ela, as fibras não são digeridas em nosso organismo e podem ser divididas em dois grupos: solúveis e insolúveis. As do primeiro grupo formam uma espécie de gel no intestino e as do segundo, passam intactas. O efeito delas é aumentar o volume das fezes e reter líquido nas mesmas, fazendo com que elas fiquem mais pastosas e fáceis de eliminar.

Mas a nutricionista Giovanna Graziani explica que elas necessitam de um companheiro para atuar – os líquidos. Para combater a prisão de ventre, o recomendável é consumir pelo menos dois litros de água por dia. Elas ajudam na absorção das fibras pelo aparelho digestivo, hidratam as fezes e facilitam a sua eliminação pelo organismo.

 

CORREIO BRAZILIENSE

 


SAÚDE
Enquanto o MILAGRE não chega

Não se deixe seduzir pelo arsenal de novidades anunciadas para perder peso: especialistas recomendam cautela

Mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso. Uma rechonchuda parcela dela sonha em ingerir uma substância que lhe ajude a se sentir saciada por mais tempo, mandando os quilos a mais embora sem muito sofrimento. Para essa legião de pessoas, há duas notícias: uma boa e uma má.

A má é que a indústria farmacêutica ainda não lançou uma opção eficiente e segura para ajudar a emagrecer quem tem sobrepeso e obesidade sem co-morbidades – condição que se instala em decorrência de outra ou outras doenças – crônicas associadas. A notícia boa é que esse dia pode estar mais próximo do que nunca, o que significaria um divisor de águas para quem sofre com excesso de peso e, por inúmeros motivos, tem fracassado com os métodos naturais. E é justamente em meio à polêmica da proibição dos anorexígenos (remédios que inibem a fome) e da sibutramina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que surgiu o Victosa, do laboratório Novo Nordisk, cujo princípio ativo é a liraglutida.

Há apenas três meses no País, a liraglutida é indicada para quem sofre de diabetes tipo 2. Seu funcionamento no organismo foi comparado na imprensa brasileira como um milagre, pois a substância contribui para aumentar a sensação de saciedade e reduzir a fome – o que, logicamente, diminui a quantidade de comida ingerida. Além disto, ela atua no trato digestivo, reduzindo o esvaziamento gástrico e a mobilidade intestinal – o que também aumenta a saciedade. Desta forma, quem usa o medicamento perde peso porque come menos. E perde bastante: cerca de sete quilos, em média, em apenas cinco meses.

Antes de correr para a farmácia, porém, muita calma: tanto a Anvisa quanto a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) alertam que o uso para pacientes que não têm diabetes, o chamado uso off label (quando um medicamento é aprovado para uma determinada indicação, mas tem outras possíveis), pode acarretar em sintomas como hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarreia, além de outros riscos, como pancreatite, desidratação e alteração da função renal e da tireoide.

“Isso ocorreu recentemente, com o rimonabanto (Acomplia) – a pílula da barriga. Foi observado que a prerrogativa da prescrição da medicação era do paciente: ele já chegava ao consultório pedindo a medicação. Não deveria voltar a acontecer com uma medicação que poderá ser muito útil para pacientes com diabetes e talvez, com obesidade sem diagnóstico de diabetes. Temos que ter mais paciência e bom senso”, afirma Rosana Radominski, endocrinologista e presidente da Abeso.

A endocrinologista Helena Schmid, ressalta que pacientes diabéticos serão muito beneficiados: gente que precisa emagrecer tão ou mais do que qualquer outro paciente. “Para pessoas com doenças crônicas ou idosos que precisam realizar alguma atividade física que suas articulações suportem o Victosa pode ser muito útil”, pondera.

Sinergia é tudo

Portanto, se você não é diabético, e precisa emagrecer – e não quer esperar de três a quatro anos pela aprovação off label do Victosa –, o jeito é investir em dois métodos que, entra e sai geração, nunca saem de moda: reeducação alimentar e exercícios físicos.

“A reeducação alimentar funciona porque não é milagre, e, sim, matemática: para nosso corpo funcionar e perdermos peso, precisamos ingerir uma alimentação balanceada, que contenha em média 55% de carboidratos, 15% de proteínas, 30% de lipídios, além de 45 outros micronutrientes. É a sinergia dos alimentos que vai possibilitar a absorção correta dos nutrientes e levar à tão sonhada saciedade”, revela a nutricionista Sirlete Abreu.

De acordo com a especialista, é importante que as pessoas saibam que há maneiras naturais para ajudar na tão sonhada saciedade, utilizando fibras, por exemplo. “Também podemos acelerar o metabolismo recorrendo aos alimentos termogênicos, como pimenta vermelha, canela, chá verde, gengibre e vinagre de maçã, que aceleram a queima calórica. Mudar hábitos não é fácil, mas é o que vai garantir que a pessoa se mantenha magra para o resto da vida, independente de tomar ou não remédio”, alerta a nutricionista.



REFÉM DO MEDO
A síndrome do pânico tem sintomas físicos e provoca enorme sofrimento

Vertigem, taquicardia, falta de ar, sudorese, sensação de impotência, certeza de que a morte se aproxima, desespero: embora mais conhecidas do que eram há 20 ou 30 anos, as sensações experimentadas pelas vítimas do transtorno do pânico ainda causam um impacto devastador na vida dos atingidos. Por ser uma síndrome psiquiátrica, a patologia gera preconceitos e mal-entendidos. Em geral, ninguém imagina ser vulnerável ao mal, cuja incidência, segundo especialistas, tem crescido em ritmo acelerado.

Antes de passar pela primeira crise de pânico, a designer Débora (nome fictício), 28 anos, já sabia do estrago que a desordem pode causar no dia a dia de quem sofre com ela. “Acredito que só vivendo na pele o desassossego de sentir pânico para se ter uma ideia da gravidade. Não tratar é agonizar. É ver a vida perder o sentido”, desabafa.

A primeira crise de Débora ocorreu no ano passado. Ao tentar embarcar para uma viagem de trabalho, ele foi acometida por uma sensação desesperadora de impotência absoluta diante das manifestações físicas e emocionais que lhe invadiram.

Os sintomas clássicos da síndrome foram desencadeados de repente. “Ao entrar no avião, comecei a chorar. Sentia que ia morrer. A sensação de medo era tão grande que saí correndo. Alguns meses depois, voltei a sentir o mesmo quando estava dirigindo”, conta.

O psiquiatra Fábio Leite explica que o transtorno do pânico é uma reação desproporcional de extrema ansiedade e com boa carga de medo a uma determinada situação, que pode ou não ser específica.

Segundo ele, no decorrer da vida deparamos com ameaças que provocam temor, sentimento que mexe física e emocionalmente com qualquer ser humano e que é até saudável, porque acaba se revelando uma proteção. Porém, no paciente com pânico, as reações fisiológicas e emocionais ocorrem sem motivo aparente.

A pessoa fica altamente insegura porque perde o controle, tem certeza de que nada pode fazer para sair da crise. “A sociedade não entende a doença. Muitos acham que é frescura, descontrole emocional, observa o médico.

Adulto jovem, entre 30 e 40 anos, é o alvo predileto

Diferentes pesquisas sugerem que o funcionamento cerebral e corporal desse tipo de paciente é diferente do de indivíduos que nunca desenvolverão a síndrome.

O psiquiatra Fábio Leite lembra que algumas drogas, como anfetaminas, corticoides, maconha, cocaína e ecstasy, assim como algumas doenças, podem desencadear episódios de pânico.

Mas há também a ocorrência de crises sem qualquer fator claramente identificado, e isso a ciência ainda não conseguiu explicar. Existe também a forte suspeita de hereditariedade. O adulto jovem, entre 30 e 40 anos, é o alvo predileto da síndrome. As mulheres são mais vulneráveis.

Além das alterações cardiorrespiratórias, alguns pacientes sentem manifestações físicas menos comuns, como formigamento e contraturas musculares.

O tratamento é medicamentoso. Sem os remédios, a tendência é a piora do quadro, e o prognóstico tende a ser depressão e, eventualmente, chega a provocar tentativas de suicídio.

Os psiquiatras alertam que a terapia cognitivo-comportamental é essencial para que o paciente entenda o problema e se coloque diante da situação sem perder o controle. Quanto mais precoce o tratamento, maiores as chances de superação. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um estudo conduzido pelo psiquiatra Marco André Urbach mostrou que a tontura, sintoma comum do pânico, é pouco investigada e tratada.

“Verificamos que 30% dos pacientes com transtorno têm alterações vestibulares (no ouvido interno). Esse sintoma precisa ser avaliado, porque quando não tratado é um empecilho à recuperação dos pacientes”, revela

 


TRÂNSITO JÁ MATOU 90 JOINVILENSES EM 2011

Com 90 mortos até agora, 2011 está se transformando em um dos anos mais violentos no trânsito em Joinville. Os dados de setembro ainda não foram concluídos pela Secretaria de Estado de Saúde. Portanto, a conta é maior. Desde 2006, não morria tanta gente, levando-se em conta os números até agosto (mês com estatística concluída). Naquele ano, foram 111 mortes no período. Agora, são 84 – chega-se a 90 com os dados ainda incompletos de setembro. No ano passado, até agosto, 73 pessoas haviam perdido a vida em acidentes. As estatísticas levam em conta os mortos no perímetro urbano e nas estradas. Com 30 das 90 vítimas, os motociclistas lideram o ranking de mortalidade, seguidos pelos ocupantes de carros, com 20 mortos. Estes são os números de moradores de Joinville mortos em acidentes. Se forem computados acidentados de outras cidades que vieram morrer na cidade, os números são ainda mais altos.

 

 

SUSPEITA DE INTOXICAÇÃO
Alunos são submetidos a exames

Sete alunos da rede municipal de São Carlos, no Extremo-Oeste, receberam alta do Hospital Padre João Berthier, na manhã de ontem. Eles foram submetidos a exames pela Vigilância Epidemiológica para apurar o que teria provocado dores abdominais e vômitos.

A prefeitura informou que os resultados devem sair na tarde de hoje. As crianças de 10 a 12 anos passaram mal após consumirem leite da merenda escolar na Escola Municipal Bela Vista, localizada a 18 quilômetros do Centro da cidade, na manhã de sexta-feira. O hospital informou que foram colhidas amostras de sangue dos estudantes para produção de hemogramas.

Os pacientes tiveram que aguardar a reação da medicação para poderem ser liberados com segurança. Uma análise prelimilar da Secretaria de Saúde do município indicou suspeita de virose. O prefeito Elio Godói informou que todos os alimentos da escola foram analisados e não foi encontrado nehum com prazo de validade vencido ou com problemas.

 

São Carlos

 

Diário do Leitor


Bom atendimento
Quero aqui agradecer aos funcionários, médicos e enfermeiras do Hospital Regional de Araranguá, e também ao SAMU, pela presteza no atendimento dedicado a minha mãe no dia 30 de setembro. Profissionais como estes é que nos fazem pensar que nosso Brasil ainda possa ter jeito.

 Ademar Eismann
Araranguá

 


MOACIR PEREIRA

Saúde: maior desafio

As pesquisas dos institutos Ibope e Mapa identificaram o setor saúde como maior problema vivido pela população dos três maiores municípios catarinenses e o principal desafio dos governantes. Embora os números reflitam consultas de dois institutos diferentes, com metodologias próprias, os índices saltam aos olhos para revelar que o sofrimento da população, em especial, dos mais carentes, continua a se agravar.

Joinville é a cidade que tem a realidade mais dramática, com 47,2% da população – quase a metade – vivendo com este dilema e pedindo ações concretas. Lá distante surgem a segurança pública (6,6%) e as drogas (5,8%). A educação vai bem. Está na sétima posição, com 4,8%. Na sequência, vem Florianópolis, com 28%, na indicação popular apontando para o maior problema. Computados os três maiores, o índice pula para 64%, o que reforça o terrível diagnóstico. Segurança está próximo, com 20%, na única identificação, e 58% nas três prioridades. Educação melhor, em quarto, com 10%. Blumenau está em terceiro, com 21%, mas também distanciado dos demais. O desafio ali são as enchentes (15%) e a falta de calçamentos e de educação (10%). Pelo visto, a segurança melhorou, pois surge com 5,5%.

Dos três prefeitos, a melhor média é de João Paulo Kleinübing (PSD), com 5,3%. Em segundo, Dário Berger (PMDB), com 5%. E, em terceiro, com uma reprovação histórica e uma fantástica rejeição eleitoral dos eleitores (72%), está Carlito Merss(PT), de Joinville, com ridículos 3%.

Na avaliação geral, de novo João Kleinübing. Ele conta com 50,3% de aprovação e 37,4% de desaprovação. A população de Florianópolis reprovou Dário Berger com 53% de desaprovação e 41% de aprovação. O recordista aqui também é Carlito Merss – 84,7% dos joinvilenses reprovam o prefeito petista, contra apenas 13,8% de aprovação.

 

 

 

Anvisa vota esta semana retirada de emagrecedores do mercado brasileiro

Anfetaminas devem ser proibidas, mas continua o embate sobre a substância mais usada no Brasil: a sibutramina
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa e vota na terça-feira (4), em Brasília, a proposta de proibição da venda de medicamentos emagrecedores no país. O encontro foi agendado para as 8h30 na sede do órgão.

No final de agosto, após reunião fechada, os diretores optaram por deixar a votação sobre o tema para um encontro aberto ao público. A intenção, segundo a Anvisa, é dar transparência ao processo de tomada de decisão e dar amplo conhecimento ao relatório, que tem cerca de 700 páginas.

A retirada do mercado dos emagrecedores à base de anfetaminas é praticamente certa, uma vez que a equipe técnica da Anvisa e a câmara técnica, formada por especialistas que assessoram o órgão, concordam que os riscos do uso dessas substâncias superam os benefícios.

Já o embate acerca da sibutramina permanece. O documento produzido pelos técnicos da agência defende o uso da sibutramina com restrições. Isso significa que o medicamento seria recomendado apenas para o tratamento de obesidade em pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30% e que não tenham doenças cardiovasculares.

A câmara técnica que assessora o órgão, no entanto, mantém a proposta de também banir do mercado a sibutramina, emagrecedor mais usado no país. Para a câmara, os riscos à saúde provocados por esse medicamento, como problemas cardíacos e alterações no sistema nervoso central, superam os benefícios.