Até sexta, pelo menos, não era grande a procura pela processo seletivo para contratação de médicos para o Hospital Regional, segundo Dalmo Claro. O secretário de Saúde aponta salário de R$ 5,4 mil, com gratificações, por 20 horas. “É um bom salário”, diz.
COMPROMISSOS Além de liberar recursos e assinar convênios em Joinville, Raimundo Colombo visita o Hospital Regional. O secretário Dalmo de Oliveira o acompanha
ITAJAÍ
Registrados casos de leptospirose
A enchente que inundou mais da metade da cidade há pouco mais de uma semana deixou mais do que prejuízos.
Agora, o que preocupa é a quantidade de pessoas que procuram as unidades de saúde com sintomas de leptospirose. Do início da cheia até sexta-feira, 39 casos suspeitos haviam sido registrados – mais do que em todo o primeiro semestre de 2011, quando 36 casos foram investigados e 31 confirmados.
O número de vítimas da doença, que é transmitida pela urina dos ratos, aumenta quando ocorrem as enchentes, de acordo com o médico Carlos Manuel Correa, diretor da Vigilância Epidemiológica de Itajaí. Até agora, a maioria das pessoas que procurou os médicos com sintomas de leptospirose é dos bairros Cordeiros, Cidade Nova e São Vicente, os mais atingidos por alagamentos.
– Temos casos de leptospirose o ano todo. Pessoas que trabalham ou que moram em locais onde há ratos estão sempre sujeitas à contaminação. Mas quando há enchente, a doença é levada para todos os locais – explica.
Dia a dia
- Hospital - Entre os dias 28 e 30, será realizado o 1º Congresso Nacional de Visão Científica e Holística no Ambiente Hospitalar, em Florianópolis. O evento é um grande fórum de debates, trocas de experiências do Brasil e do exterior, além da divulgação de relatos técnicos. Mais informações no telefone (48) 3371-5848.
Colunista cacau Menezes
FIM DO BISTURI – Cirurgião plástico Vilberto Vieira já está aplicando fibroblastos autólogos em terapias de rejuvenescimento. Esses fibroblastos são células-tronco produtoras de colágeno e de elastina, obtidas de lipoaspiração de gordura ou de fragmentos de pele – principalmente do couro cabeludo –, que são preservadas e multiplicadas
Politica
DINHEIRO PARA A SAÚDE
Emenda 29 deve ser votada na quarta
A Câmara se reúne amanhã para discutir o projeto que regulamenta a Emenda 29. A proposta garante mais recursos para a saúde.
Na quarta, o projeto terá análise concluída pelo plenário. O último ponto pendente de votação é um destaque do DEM que retira do texto a base de cálculo da Contribuição Social para a Saúde (CSS).
O Último hospital público construído em SC foi em 1987. Número de leitos desativados é alto.
Florianópolis- O último hospital público inaugurado no Estado foi o Regional de São José, em 1987. Já a população catarinense, entre 1990 até 2010, aumentou de 4,5 mi para 6,2 mi. Nesse período, foram feitas apenas reformas, a maioria em emergências, que contaram com ampliações.
O chefe de gabinete da Saúde do Estado, Fernando Luz, reconhece que o maior problema na Grande Florianópolis é a falta de leitos e de funcionários. Há o equivalente a um hospital fechado em leitos desativados, comprara. Porém, a Secretaria da Saúde aponta como prioridades, na hora de investir, o reaparelhamento e a modernização da infraestrutura dos hospitais geridos pelo próprio Estado.
Segundo a superintendência dos Hospitais Públicos estaduais, há um plano de reestruturação da rede hospitalar. Na Grande Florianópolis, o primeiro beneficiado foi o Regional. A obra, que envolveu a ampliação da emergência, iniciou em março de 2008 e foi concluída em 2009. O estabelecimento não era reformado desde a inauguração. Com o reparo, foi possível separar a emergência geral da emergência cardíaca. Na capital, o hospital Infantil e as emergências dos hospitais Florianópolis, no bairro estreito, e Celso Ramos, no centro da Capital estão em obras
UPAS amenizam o problema do Estado
O número de leitos dos hospitais públicos geridos pelo Estado é de 2.428. Deste, 348 estão inativos.Grace Berenhauser, da Diretoria de Planejamento da Secretaria da Saúde, informou que, conforme os parâmetros do SUS, o Estado está com número suficiente de leitos de UTI. A portaria prevê de 465 a 1.162 leitos de UTI, e SC conta com 577, entre hospitais públicos e filantrópicos, habilitados e outros 40 leitos aguardando habilitação.
O Secretário da Saúde de Florianópolis, João Cândido da Silva, afirma que não há investimento significativo, o Estado está apenas apressando as reformas que estavam paradas. “Se não fossem as duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) do município a Capital estaria um caos. Realizamos 500 atendimentos por dia nessas unidades, o que ameniza o problema” , analisa
O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina, Tércio Casten, diz que não há problema com a estrutura física nos hospitais associados à entidade, mas a contratação de médicos é o problema. Ele se refere à mobilização para o mutirão de cirurgias. “Não estamos conseguindo contratar com tabelas do SUS. Os hospitais públicos estão lotados e pela estrutura temos condições de atender, mas necessitamos desse retorno, precisamos ter os custos cobertos” afirma Casten.
Três estabelecimentos em obras
No Hospital Florianópolis estão sendo recuperadas as instalações do subsolo, internação clínica, internação UTI e centro cirúrgico no térreo . As obras iniciaram em 2010 e a previsão era concluí-las em seis meses. De acordo com a SES, quando a obra começou foi descoberto que havia mais coisas para fazer. Para 2012, esta prevista a construção de um anexo para 130 leitos, e uma maternidade.No hospital Celso ramos, as obras começaram em abril de 2010 e a entrega deve ocorrer em outubro. O objetivo é aumentar em 30% o espaço, a instalação de dois centros cirúrgicos novos, além de reequipar o hospital. Quando visitou a obra em agosto, o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, informou que o próximo passo é reformar os andares superiores, onde ficam a ortopedia, o ambulatório e a enfermaria. O planejamento para o Hospital Infantil prevê a ampliação na UTI que passará de oito para 20 leitos. Estão sendo reformados o centro cirúrgico , UTI e centro médico.
Saiba mais:
Unidades Internações Ambulatório Emergência
Hospital Celso Ramos 631 5.060 1.947
Hospital Infantil 615 5.630 7.112
Hospital Regional 1224 5.747 16.298
Hospital Florianópolis 59 820 4.935
E a Vida Segue
Será que a Secretaria Estadual da Saúde contratou uma locadora de veículos pagando, e muito bem, por um serviço e recebendo por outro? Começando pelos carros que deveriam ser do ano...
O novo alerta
Não só com o atendimento médico e de enfermagem se preocupam as autoridades catarinense depois dos problemas provocados pelas cheias.
A Secretaria Estadual da Saúde, com campanha no rádio e na TV, tem recomendado o cuidado com a água consumida pelas populações atingidas. O secretário Dalmo Claro de Oliveira informou que 50 mil frascos de hiploclorito de sódio foram enviados para Rio do Sul para lavar caixas de água. Outros 15 mil frascos a Brusque e 8,5 mil a Taió.