icone facebookicone twittericone instagram

Acelerador
Na quinta, o acelerador linear do Hospital São José deve voltar a atender a todos os pacientes em tratamento contra o câncer. Nas últimas duas semanas, o aparelho vinha atendendo apenas um grupo de pacientes (uma das fontes de radiação precisou de adequação na energia) e desde ontem o equipamento está desligado para reparos.

 

 

 

SC no topo de doações

Transplantes. Estado tem o maior índice de doadores por milhão

Florianópolis- Santa Catarina voltou a liderar o ranking nacional de doações. No primeiro semestre desse ano, a SC Transplantes alcançou a marca de 26 doações por milhão de pessoas. Com esse índice, o Estado é o primeiro a ultrapassar a marca dos 25 doadores por milhão (pmp). Em segundo lugar está São Paulo, com 20,3 doações, seguido do Rio de Grande do Norte com 15,9 e Ceará, com 15,4pmp.

A Secretaria de estado da Saúde também anunciou ontem a certificação dos instrutores do curso de Comunicação de Notícias em Situação Criticas provida pela Organização Nacional de Transplantes da Espanha, considerada a melhor estrutura dessa área no mundo. Santa Catarina também é o primeiro Estado brasileiro a contar com instrutores com essa habilitação, que melhora o atendimento e a comunicação dos familiares de potenciais doadores.

O secretário Dalmo Claro de Oliveira atribuiu os números alcançados pelo estado em doações aos investimentos nas capacitações das equipes, especialmente os coordenadores hospitalares que fazem a mediação entre a família de potenciais doadores e a estrutura necessária no processo. O coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, explica que a mudança no modelo de gestão, os cursos de comunicação capacitando profissionais para saber como transmitir más noticias, e a melhor qualificação das pessoas responsáveis pelas entrevistas com os familiares contribuíram para o atual índice de doadores em Santa Catarina.