icone facebookicone twittericone instagram

CARTÃO-PONTO
Horário de médicos em xeque
MP pede que todos os servidores da Saúde municipal tenham expediente controlado

O Ministério Público de Santa Catarina, por meio da promotora Simone Schultz, moveu ação para que a Prefeitura passe a controlar os horários dos servidores da Saúde, principalmente médicos e dentistas.

Simone pede, em antecipação de tutela (sem esperar até a sentença), que até servidores do Hospital Municipal São José, prontos-atendimentos e Secretaria de Saúde tenham os expedientes controlados pelo Município. Mas a decisão depende de autorização da Justiça.

A secretaria prevê a compra de equipamentos biométricos (de leitura da digital) para serem instalados nos PAs, Samu, na sede e no Centro de Atendimento Psicossocial III (Caps) até dezembro deste ano.

Já os 35 postos de saúde receberiam os cartões-ponto somente em 2012. E as unidades de saúde e demais serviços, como a Vigilância Sanitária, apenas em 2013. Só não há prazo para instalação no Hospital São José.

Seja pelo pedido do Ministério Público ou pelo cronograma de instalação da secretaria, os médicos terão que bater ponto. Por enquanto, no São José, somente o restante dos servidores registra horário com crachá.

O diretor do hospital, Tomio Tomita, não descarta conflitos com a classe caso os profissionais da área precisem se enquadrar nos horários controlados por ponto. O diretor também destaca que a medida pode acarretar desistências na função. “Vamos ter que repensar os valores de salários”, argumenta.

gisele.krama@an.com.br

GISELE KRAMA

 


CARTÃO-PONTO
Lote comprado é limitado

Um novo lote com 16 equipamentos biométricos foi comprado no mês passado para ser instalado na Prefeitura, na Secretaria de Gestão de Pessoas e em todas as regionais. Já o restante das unidades têm como prazo-limite o ano de 2013 para fazer esse controle.

“A previsão é para todo mundo ter”, diz a secretária de Gestão de Pessoas, Márcia Streit. A exceção é a Secretaria da Saúde, que poderá reavaliar a instalação dos equipamentos por causa do orçamento.

Outro impasse também promete ser a instalação nas escolas municipais, porque há muitas unidades e os professores trabalham em horários divididos, com uma ou duas horas numa escola e o restante em outra. Mesmo com o novo cartão-ponto, os cargos comissionados ainda ficam livres de registrar a entrada e saída.

 

 CARTÃO-PONTO
Plantões do Regional já têm registro

O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt tinha um sistema de controle do expediente parecido com o que o São José usa atualmente. Mas há oito anos foi implantado um sistema com leitor biométrico e de cartão. Desde então, todos os funcionários passam o crachá e fazem a leitura de digital para registrar o horário.

Depois de 2007, a medida passou a valer também para os médicos. Quem não faz isso fica com tempo negativo num banco de horas e pode ter o dia descontado da folha de pagamento.

A mudança não foi fácil, principalmente porque os médicos também eram regrados apenas pela produtividade. Hoje, são medidos pelo horário de trabalho e pela quantidade de pessoas que atendem, com metas durante o mês. “Houve resistência e dificuldade de adaptação. Mas, hoje, eles procuram os recursos humanos para resolver os problemas”, lembra a chefe da divisão administrativa, Izélia Zapelini Boege.

Quando o profissional for obrigado a passar mais tempo no trabalho, por causa de numa cirurgia demorada, por exemplo, há autorização para que ele faça hora extra no plantão, mas dentro de um limite. A queda de produtividade, segundo o hospital, foi resolvida com a criação de metas mensais para cada setor.

 


ESTILO DE VIDA
Estudo aponta que a longevidade é genética

Um estudo divulgado ontem nos Estados Unidos sugere que o segredo da longevidade parece estar na genética, e não no estilo de vida. O relatório, publicado no site da Sociedade Americana de Geriatria, indica que um grupo de judeus askenazis que viveram 95 anos ou mais não tinham hábitos e estilo de vida melhores que os da população em geral, bebendo mais e fazendo menos exercícios.

 

 


RECÉM-NASCIDO
Bebê chora depois de ser dado como morto

Um bebê prematuro que já havia sido dado como morto retornou da funerária para o hospital após chorar. Mas não resistiu e morreu na madrugada de ontem.

A menina, que nasceu após seis meses de gestação, estava internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberlândia, mas teve falência múltipla de órgãos. A criança foi declarada morta pouco após nascer na Santa Casa de Araxá, na região do Alto Paranaíba, em Minas, na terça-feira, e foi encaminhada para uma funerária. Quando o corpo era preparado para o enterro, a criança começou a chorar e foi encaminhada para o hospital, onde não resistiu.

 

Belo Horizonte

 

Colunista Cacau Menezes

 

Prestigiado
O XIII Congresso Brasileiro de Aterosclerose, que começa hoje no CentroSul, será altamente prestigiado. Estão em Florianópolis como convidados, ao lado das principais autoridades brasileiras, cinco dos mais famosos pesquisadores e professores do mundo no assunto. Ernst Shaefer (Harvard, EUA), Colin Baigent (Oxford, Inglaterra), Kurran Nhassir (New Haven, EUA), Raymond Wong (Harvard, EUA), e Joep Desfeche (Amsterdam, Holanda).

 

 


Antônio Carlos começa a campanha de vacinação contra o sarampo
Unidade de saúde estará aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h
 Antônio Carlos 

Entre os dias 8 de agosto e 16 de setembro, a unidade de saúde do município de Antônio Carlos estará aberta à vacinação contra o sarampo. Crianças de um ano aos seis anos, 11 meses e 29 dias devem tomar a dose. A Campanha de Vacinação será realizada no posto de saúde, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, causado pelo vírus morbillivírus. É transmitida de pessoa para pessoa, através das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar e falar.

Os sintomas mais frequentes são manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, inflamação das vias respiratórias e mal estar. A única forma de prevenção desta doença é através da vacina.

 

Café do Bem

Beneficente. Desfile e Show de Fantine para levantar fundos para o IPQ

Florianópolis- Um desfile de lingeries e apresentação da cantora Fantine Thó, ex-grupo Rouge, são algumas das atrações do Café Combinação, evento beneficente que ocorre hoje, no Lira Tênis Clube, para arrecadar fundos para o IPQ/SC ( Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina). Conhecida como antiga  Colônia Santana, em São José, o objetivo da ação é comprar roupas íntimas, meias, chinelos, entre outros itens necessários ao dia a dia dos 245 moradores da unidade e outros 60 que ficam internados em períodos curtos na instituição.

O Café Combinado, idealizado por Maristela Giassi, do Supermercado Giassi, tem apoio da Ric Record e Marcyn, Paviloche, Café Melitta, Primavera Garden, Seven Boys, Paraty, Perdigão, Doce Amora, Tirol e Lira Tênis Clube.  A colunista e apresentadora Luiza Gutierrez comanda o evento, que servirá 350 pessoas.

" Todo o dinheiro arrecadado será doado ao IPQ para essas necessidades" explica Maristela. " Em cada evento como este a gente prevê uma ponta, desta vez são roupas intimas para os moradores e também uma máquina de cortar cabelo" complementa Eliani Costa, enfermeira do IPQ e também voluntária na instituição. A marca de lingerie apoiadora ja fez uma doação inicial de 300 peças.