ALA ONCOLÓGICA
São José ganha aparelhos de ar-condicionado

Pacientes da ala oncológica do Hospital Municipal São José, que abriga 25 internados, agora terão mais conforto. Será realizada hoje, às 10 horas, a entrega oficial de uma doação de dez aparelhos de ar-condicionado e dez refrigeradores, além de 59 computadores, que possibilitarão a integração de mais setores do hospital. A iniciativa da doação partiu da superintedência da Schulz S.A.

ANVISA
Controle de transporte de mortos será menos rígido

A Anvisa decidiu facilitar o transporte de restos mortais humanos, conforme resolução publicada ontem. A partir de agora, o controle de translado intermunicipal, interestadual e internacional será feito pela Anvisa apenas em casos de emergência ou situações que possam representar risco à saúde da população. Antes, todos os corpos precisavam no controle.

ABSURDO- A informação de que o diretor da Maternidade Dona Catarina Kuss, de Mafra, que é pós-graduado em administração hospitalar, será substituído por um comerciante indicado por Antonio Aguiar, não repercute bem na cidade.

TRANSPLANTE DE CÓRNEA
Hospital de Itajaí é credenciado

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, foi credenciado para realizar transplantes de córnea.

Nesta semana, a equipe formada por quatro médicos oftalmologistas já começou o cadastramento dos pacientes da região que estão na lista de espera. Os nomes vão para o sistema da Central de Transplantes, em Florianópolis, por meio da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott). De acordo com a Cihdott, só neste ano o Marieta fez 43 captações de órgãos e tecidos.

Entre abril e junho de 2010, 23 famílias haviam consentido a doação. Já em 2011, no mesmo período, houve 33 autorizações.

Itajaí

Hospital fará transplantes de córnea ITAJAÍ

- O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen foi credenciado para transplantes de córnea. Nesta semana, a equipe formada por quatro oftalmologistas começou a cadastrar os pacientes da região que estão na lista de espera. Os nomes vão para o sistema da Central de Transplantes, em Florianópolis, por meio da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Neste ano o Marieta fez 43 captações de órgãos e tecidos. Entre abril e junho de 2010, 23 famílias haviam consentido a doação. Em 2011, no mesmo período, houve 33 autorizações.

QUEM PODE DOAR
- Pessoas com até 71 anos e que não tenham morrido por infecção
- Aqueles com causa de morte desconhecida não podem doar
- Para ser doador, avise a família sobre a vontade. São eles que assinarão o documento de permissão da captação de órgãos

Água parada no Tereza Ramos preocupa pacientes Lages,

Visitantes e pacientes do Hospital Teresa Ramos, (HTR), em Lages, procuraram a Redação do Correio Lageano, pois estavam preocupados com a água parada e os pombos que ficam em cima do telhado do HTR.

“As pessoas que estão internadas aqui já estão debilitadas, com a imunidade baixa, é perigoso deixar essa água parada proliferar doenças. E esses pombos também transmitem doenças, é um hospital, não o calçadão, deveriam tomar uma atitude”, reclama a mãe de um paciente.
 Segundo informações repassadas pelo hospital, o local está com as calhas entupidas, com cascas de frutas e tocos de cigarros, que os próprios pacientes e visitantes jogam. Mas que serão tomadas providências para resolver o problema.

Espaço para reconforto

São José- está aberto e em funcionamento o solário do Hospital Homero de Miranda Gomes, o Regional de São José. O espaço de 180 metros quadrados foi construído próximo à capela e às salas de cirurgia e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para que os acompanhantes ou os próprios pacientes possam ter um local para conversar e tomar sol.

Na obra, foram investidos aproximadamente R$220 mil com recursos provenientes da Aamhor (Associação dos Amigos do Hospital Regional), entidade que através de voluntários, procura trazer conforto aos pacientes e acompanhantes, e de um bazar realizado com produtos doados pela receita federal.

Segundo o presidente da Associação Romualdo Leone Tiezerim, sofá, bancos e televisão estão sendo providenciados para serem colocados no solário. “Recebemos pacientes de todo Estado e muitos permanecem por meses no hospital. Por isso, criamos um espaço para as pessoas conversarem e se distraírem” explica. A rampa de acesso ao solário é ampla e larga para receber também pacientes em cadeiras de rodas. Internada há 20 dias enquanto aguarda uma cirurgia cardíaca ,Zalfa Steil,84, veio conferir o novo espaço do Hospital Regional. “É gostoso aqui. Antes, disputávamos o sol que entrava em uma pequena janela no corredor” conta à idosa que é natural de Tijucas.

Mas o solário não será destinado somente às distrações dos pacientes e acompanhantes. Os médicos da unidade coronária passarão a utilizá-lo como local para transmitir boletins médicos. “Os familiares dos pacientes ficavam no corredor esperando notícias e agora aguardarão no solário”, avisa o presidente Tiezerin.

Mais de R$ 2 milhões investidos

Fundada há 14anos, a Aamhor (Associação dos Amigos do Hospital Regional) investiu nesse período aproximadamente R$ 2 milhões em obras e reformas dentro da instituição. Nessas melhorias estão a aquisição da primeira incubadora móvel, reforma da ortopedia e clínica geral, mobiliário da maternidade, reabilitação da cardiologia, setor de nutrição parenteral e enteral.