icone facebookicone twittericone instagram

 

MEDULA ÓSSEA
Hemosc faz campanha para cadastrar doadores

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) de Joinville realiza amanhã uma campanha para cadastrar doadores de medula óssea em Joinville. A campanha será no Shopping Cidade das Flores, no Centro, das 10 às 21 horas. Podem participar pessoas de 18 a 55 anos, em bom estado de saúde e que não tenham doenças transmissíveis.

 


 


CONTRABANDO
Remédios do exterior são apreendidos

Um homem foi preso na manhã de ontem com mais de R$ 500 mil em medicamentos trazidos ilegalmente da Alemanha e dos Estados Unidos. O suspeito, André Ghizzi, 35 anos, comprava os produtos no Paraguai e os guardava em um depósito, localizado num prédio no Centro de Pinhalzinho, no Extremo-Oeste de Santa Catarina.

São mais de 10 mil unidades de medicamentos controlados, ilegais e anabolizantes, entre eles o Citotec, utilizado como abortivo, comprimidos para disfunção erétil e até mesmo medicamentos veterinários. O suspeito vendia a medicação pela internet e enviava o produto pelos Correios para outros estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais. O contrabandista foi encaminhado para o presídio Regional de Chapecó.

 

Pinhalzinho

 
BANCO DE SANGUE
Precisa-se de doadores

O Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina precisa de doadores de sangue. Além da maior demanda dos sangues tipo A e reforço no sangue O negativo, há uma necessidade de melhorar os estoques, já que nas férias escolares o número de doadores acaba diminuindo.

A coleta é feita todos os dias das 7h30min às 12h, na Unidade de Coleta de Doadores de Sangue, na Trindade. Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas do Ministério da Saúde.

Antes da doação, há uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a ação. Para poder doar é necessário levar um documento oficial de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum.

Mais informações sobre a doação de sangue podem ser obtidas pelo fone: (48) 3721-9114.

 

 

 Cartas -Diário do Leitor

HU
Ontem fui levar minha mãe de 85 anos para o Hospital Universitário (HU), em Florianópolis, pois estava muito mal. Possuía uma carta do seu médico para internação, mas, por nossa surpresa, a emergência estava praticamente parada, só com um médico para cada turno. Chegamos às 13h e ainda havia pacientes esperando por atendimentos desde as 6h. Fomos informados por eles de que estava crítico o atendimento no HU. Saí com minha mãe em péssimo estado de saúde e fomos embora.

 

Vanda de Oliveira Barreto
Por e-mail

 

Colunista Cacau Menezes


Excesso
Um novo – e curioso – fator de risco para a obesidade: o horário de trabalho. Segundo médicos americanos, quem cumpre o turno da noite tende a acumular quatro vezes mais peso do que quem trabalha durante o dia. Aos notívagos, olho na balança, portanto.

 

 

 

NOTA
Doação de leite materno

 BLUMENAU - O Banco de Leite Humano precisa de doadoras urgente. Todas as mulheres que estão amamentando podem ajudar, basta entrar em contato com a instituição pelo telefone 3326-7570. A coleta é feita na própria casa da doadora por uma equipe de profissionais da Saúde. As doações beneficiam mais de 50 recém-nascidos por mês. A instituição também pede à comunidade potes de vidro para armazenar o leite doado

 

 

 

Hemosc abre campanha de cadastro para doadores de medula óssea em Joinville
Cadastramento será realizando no sábado, 2 de julho, das 10h às 21h, no Shopping Cidade das Flores

Boa ação: cadastro e coleta de amostra sanguínea serão realizados durante todo o sábado, 2, em Joinville

A dificuldade de encontrar voluntários compatíveis para doação de medula óssea em caso de leucemia e outras doenças sanguíneas graves motivou o hemocentro de Joinville e a Escola Advance a realizar uma campanha nesse sábado (2). Das 10 às 21 horas, uma equipe estará na praça de eventos do Shopping Cidade das Flores, no Centro, cadastrando doadores para o banco nacional. Nesse dia, cada voluntário, saudável e com idade entre 18 e 54 anos, doará apenas cinco mililitros de sangue. “É um gesto simples, de importância enorme”, ressalta a assistente social Marlene Tiltey, funcionária da captação de doadores do hemocentro.

A raridade de encontrar doadores e pacientes compatíveis é o que torna o gesto tão significativo, segundo Marlene. “Tem gente que pode se cadastrar e nunca ser chamada. Entre irmãos a chance é de 25% de compatibilidade, mas no geral a compatibilidade é de um a cada cem mil”, pontua. Depois de coletada, a amostra sanguínea é enviada para o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia) e passa por um teste que determina as características genéticas do possível doador. Em seguida, os resultados são enviados para o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), em São Paulo.

“O Redome é quem cruza os dados com o Rereme (Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea) para verificar a compatibilidade”, acrescenta. Caso seja compatível o voluntário passa por uma nova bateria de exames e é encaminhado a cidades como Curitiba (PR) e São Paulo (SP) para realizar a doação. “O procedimento é rápido e os custos de viagem são pagos pelo Ministério da Saúde. O doador recebe anestesia determinada pelo médico e tem parte da medula retirada por uma punção nos ossos da bacia”, completa Marlene. Quem não puder participar da campanha e tiver interesse em se cadastrar dever ir ao hemocentro, na avenida Getúlio Vargas, 198, no Anita Garibaldi, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

Maioria dos cadastrados é do sul e do sudeste

Cerca de 2.200 brasileiros aguardam uma doação anônima de medula óssea. Esses transplantes só são possíveis com a participação de doadores voluntários. Atualmente, o registro nacional de voluntários conta com apenas 50 mil inscritos - 95% desse total vive nas regiões sul e sudeste. Com isso, as amostras de sangue disponíveis não contemplam toda a diversidade genética da população brasileira e o País recorre com frequência aos registros internacionais, compostos de cinco milhões de voluntários. 

Saiba mais – Doação de medula óssea

Para se cadastrar é preciso ser saudável, ter idade entre 18 e 54 anos, e portar um documento de identificação com foto;

Esse tipo de doação é feita somente em vida;

O tipo sanguíneo do doador não precisa ser o mesmo do paciente;

Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genéticas do possível doador;

As informações são colocadas em um cadastro nacional, o Redome;

Quando alguém precisa de transplante, os técnicos do Redome procuram entre os possíveis doadores cadastrados;

Quando encontrado um cadastrado compatível, o possível doador é convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética;

Se o perfil coincidir com o da pessoa que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer realizar a doação;

Durante a doação, o doador recebe anestesia. Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia. A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.

SERVIÇO

O que: Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea

Data: 2 de julho, das 10h às 21h

Onde: Shopping Cidade das Flores

Mais informações: (47) 3433-1378