MEDICINA

Cirurgia em Joinville será transmitida para congresso

A desobstrução das artérias das pernas em pessoas com casos graves de trombose pode ser feita sem anestesia geral e sem que o paciente precise ficar dias internados. Uma cirurgia assim será feita hoje pelo médico joinvilense Roberto Beck e transmitida ao vivo para o Congresso Internacional de Endovascularização, em São Paulo. A doença afeta cerca de 5% da população acima de 50 anos.

Raio X do Aventureiro
Servidor escreve para lamentar que pacientes do Pronto-atendimento Leste (Aventureiro) tenham de ser levados de ambulância para o PA Norte (Costa e Silva) para a realização de exames de raio X. Se o aparelho instalado no Aventureiro estivesse operando, o vaivém seria evitado. A Secretaria de Saúde de Joinville diz que está finalizando os preparativos para colocar o equipamento em ação, mas ainda não há data para a ativação.

Raio X do Aventureiro

PÁSCOA

O dia em que o coelho foi ao hospital

Setor de pedagogia e voluntários da instituição promoveram festa com doces e brincadeiras

Todo mundo tá feliz? Tá feliz! Foi no ritmo da famosa música da Xuxa que a criançada do Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital, deixou de lado, ontem, por um instante, os tratamentos e caiu na alegria. Os rostos pintados de coelhinhos, o prazer em comer um brigadeiro e a liberdade de sair da cama para dançar retratavam o sentimento de felicidade.

Teve show de mágica e brincadeiras. Cestas com doces, cachorro-quente e bolo foram distribuídos. A festa acontece há 25 anos e é promovida pelo setor da pedagogia e voluntários do hospital.

A esperança que Existe em Qualquer Criança foi outra música que tocou e, mais uma vez, mostrou que a letra tinha razão:

– Eu sei que não vou ficar aqui por muito mais tempo. Hoje eu passei a mão em um coelho de verdade bem pequeno que o mágico tirou do chapéu. Muito legal – disse Daniel dos Santos, de quatro anos, internado desde fevereiro com linfoma.

A conversa com o coelho começou tímida, mas quando ganhou um cachorro-quente, Thales Bento Gonçalves desatou a falar.

Ele pediu ao personagem de olhos vermelhos e pele branquinha o seu maior desejo:

– Troco o brigadeiro por mais saúde, daí volto para a minha casa.

O menino de cinco anos, que sofre de bronquite asmática, continuou a sorrir quando Thábata Closs, 17 anos, pintou sua mão.

A voluntária passou a tarde enfeitando os pequenos. Foi a primeira vez que ela participou do evento.

– Aqui, a gente vê que os nossos problemas são muito menores do que pensamos. Elas superam dores muito maiores e ainda conseguem sorrir.

A recreacionista Rosângela Maria Goulart estava realizada com o sucesso do evento. Mais uma vez, o papel foi cumprido: todos deixaram os leitos por poucas horas e se divertiram.

A confecção das orelhas e das cestas distribuídas teve a participação de adolescentes internados. O lanche e o suco foram feitos por mães. A decoração foi doada e o show de mágica completou a festa.

– Cada um fez um pouquinho. As crianças merecem. É uma emoção enorme, uma alegria que toma conta da alma – afirma.

THÁBATA CLOSS

Voluntária

"Aqui a gente vê que os nossos problemas são muito menores do que pensamos. Elas (as crianças internadas no Hospital Infantil) superam dores muito maiores e ainda conseguem sorrir."

alessandra.toniazzo@hora.com.br

ALESSANDRA TONIAZZO