icone facebookicone twittericone instagram

Procura por medicamentos gratuitos aumenta em 50%

Lages - A procura da população por medicamentos gratuitos contra diabetes e hipertensão, distribuídos pelo governo federal, registrou um aumento de 50% em fevereiro, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com ele, a demanda surpreendeu a indústria de medicamentos e a rede de farmácias conveniadas, que precisaram se adaptar. Segundo o ministro, são 15 mil farmácias credenciadas em todo o país ao programa Aqui Tem Farmácia Popular, que deve beneficiar cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos.

 

Consulta pública discute segurança e eficácia de cosméticos repelentes
Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu uma consulta pública para discutir o regulamento para os cosméticos repelentes de insetos. A proposta estabelece os requisitos técnicos mínimos referentes à segurança, eficácia e rotulagem do produto.

De acordo com o texto, a comprovação de segurança, por exemplo, vai depender da realização de, no mínimo, três estudos – irritação cutânea primária e acumulada, sensibilização cutânea e fotossensibilização.

Já os estudos que comprovem a eficácia devem ser feitos de acordo as metodologias validadas internacionalmente. O objetivo, de acordo com a Anvisa, é aprimorar o controle sanitário dos cosméticos repelentes.

Contribuições para a Consulta Pública nº 3/2011 podem ser enviadas até o dia 16 de março. É preciso preencher o formulário disponível no site ww.anvisa.gov.br e enviá-lo para o e-mail cosmeticos@anvisa.gov.br ou para o fax (61) 3462-5897.

Outra opção é enviar a contribuição por carta à Gerência-Geral de Cosméticos da Anvisa. O endereço é SIA trecho 5, área especial 57, Brasília-DF, CEP: 71205-050.

 

Vigilância Sanitária apreende 33 quilos de alimentos em Sambódromo

Rio de Janeiro - A Vigilância Sanitária realizou na noite de ontem (9) 17 vistorias em estabelecimentos de alimentação no Sambódromo e inutilizou 33 quilos de alimentos que estavam sendo vendidos irregularmente.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil fez, até as 22h de ontem, 39 atendimentos nos oito postos médicos instalados na Passarela do Samba e no Terreirão do Samba.