icone facebookicone twittericone instagram

 

PRA TE VER MELHOR
Criciúma volta a realizar transplantes de córneas


Trinta e sete pacientes aguardam para fazer a cirurgia que esteve cancelada por mais de três anos

Depois de mais de três anos com o serviço parado, as cirurgias de transplantes de córneas foram retomadas em Criciúma. Trinta e sete pacientes aguardam para receber uma córnea nova. A prioridade para ser operado é de quem está há mais tempo em espera.

As córneas transplantadas no Hospital São José (HSJ) são fornecidas pelos Bancos de Olhos de São José, na Grande Florianópolis, e Joinville, Norte do Estado. Desde junho de 2010 as captações foram canceladas em Criciúma por falta de um local adequado para armazenamento na região Sul.

A retomada do serviço neste começo de ano foi possibilitada pelo HSJ com a aquisição de equipamentos específicos para o procedimento, entre eles uma lâmina especial de corte.

De acordo com o vice-presidente do Banco de Olhos de Criciúma, Almir Fernandes, o projeto para a instalação de uma sala no Hospital Santa catarina foi aprovado. O Fórum da cidade é quem deverá financiar o local, mas ainda falta definir como isso será feito. O projeto está orçado em R$ 90 mil.

O médico oftalmologista Marcos Longo Pizzolatti, é que está à frente das cirurgias. Ele diz que, com a efetivação desta unidade, os procedimentos serão realizados ainda mais rápidos. Hoje, os trâmites até o material chegar ao centro cirúrgico é complexo e dependente até de transporte rodoviário.

A cirurgia de transplante de córneas é feita em cerca de uma uma hora e meia, com anestesia local.

 

Criciúma

 


MAIS OBRIGAÇÕES
ANS no pé dos planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai obrigar os planos de saúde a agendar consultas para seus associados em até sete dias caso eles não encontrem médico disponível.

A resolução depende, agora, de consulta pública para entrar em vigor, o que deve demorar por volta de 30 dias. Após esta etapa, a agência publicará o texto final.

Além de prazo para os atendimentos, a resolução diz que na falta de estabelecimento credenciado ou médico especialista que o conveniado necessite, a operadora deverá garantir o transporte de ida e volta do beneficiário até o local onde o serviço credenciado seja ofertado. A intenção da ANS é que a norma entre em vigor no primeiro trimestre deste ano.

Até então, a ANS não possuía um regulamento específico sobre garantias de atendimento aos beneficiários dos planos de saúde. Em outubro do ano passado, o governo já havia anunciado a implantação de regras para tempo de espera no atendimento, mas a medida não saiu do papel.

 São Paulo

 


SAÚDE
Um novo método contraceptivo


A novidade consiste na colação de microimplantes nas trompas para interromper a fertilização. A técnica não precisa de cirurgia ou anestesiaFabiana Cristofari Viero, 37 anos, tem dois filhos e decidiu não engravidar mais. Ela procurou o ginecologista e optou por fazer um tratamento ainda pouco utilizado: a colocação de um microimplante nas duas trompas para interromper o processo natural de fertilização. O procedimento durou 10 minutos e foi feito no consultório do médico.

– Antes de conhecer esse novo método, queria fazer a cirurgia de laqueadura, mas estava com receio de uma possível complicação e por ter que me afastar do trabalho durante vários dias – conta a empresária.

A novidade vem despertando o interesse tanto das pacientes quanto da classe médica. O ginecologista José Bento de Souza afirma que o novo método é mais prático e eficaz que a laqueadura cirúrgica.

Para o seu colega Jean Pierre Brasileiro, as vantagens em relação à colocação do microimplante sem necessidade de anestesia, internação hospitalar ou cortes são as mais importantes.

Mas essa maravilha tem um preço bem alto: o par de microimplantes custa em torno de R$ 9 mil. Alguns planos de saúde pagam parte do procedimento, mas ainda não é uma prática comum entre as seguradoras. Em Santa Catarina, a Lei nº 14.870 autoriza o SUS a oferecer a laqueadura sem cirurgia gratuitamente, mas ainda não incluiu o par de microimplantes.

 

PALAVRA DE ESPECIALISTA
- A menstruação sofrerá modificações depois da colocação do microimplante nas trompas?
O aparelho não contém hormônios, portanto, o organismo manterá o ciclo natural. Algumas mulheres que participaram de estudos clínicos relataram alterações temporárias na menstruação. Essas alterações possivelmente foram provocadas pela interrupção dos anticoncepcionais à base de hormônios.

- Há contraindicações?
Quais são elas?
Mulheres grávidas, com infecção ativa vaginal e uterina e que não têm certeza se não querem mais ter filhos futuramente.
- Eles provocam menopausa?
Os microimplantes não provocam menopausa porque não interferem nos ciclos naturais do seu organismo.

- Quais são as desvantagens do procedimento?
Em caso de arrependimento, a minimola pode ser retirada por meio de uma cirurgia, mas, mesmo assim, a mulher só conseguirá engravidar por meio de técnicas da reprodução assistida. Outra desvantagem desse novo método contraceptivo é que, por ser uma novidade, o custo do procedimento ainda é alto e não está disponível na rede pública.
Fonte: Jean Pierre Brasileiro é ginecologista, especialista em reprodução humana