icone facebookicone twittericone instagram


SAÚDE
Orientação no dia de combate a hanseníase

Por um mundo sem Hanseníase”. É o tema deste ano do Dia Mundial de Combate a Hanseníase, lembrado hoje. A intenção é chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a doença.

Hoje, a equipe do Programa Municipal de Hanseníase estará das 8h30 às 12 horas na Praça da Paz, no bairro Ulysses Guimarães, para distribuir material informativo e fazer orientações.

A coordenadora da unidade sanitária, Cristina Kortmann, orienta que o tratamento da hanseníase é feito na Unidade Sanitária, e os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes. Eles são acompanhados por uma equipe multidisciplinar durante todo o tratamento.

Segundo ela, pessoas com suspeitas de estarem com a doença devem procurar a equipe do Programa Municipal de Hanseníase pelo telefone (47) 3431- 4620.

 

O que é?
- A hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae transmitido pelas vias respiratórias.
- O diagnóstico da doença é baseado em características como lesão de pele, alterações de sensibilidade, manchas e caroços no corpo, espessamento de nervos e baciloscopia positiva.
- É possível conviver com o portador da doença desde que as pessoas se previnam com a vacina BCG, que evita a doença.

 

EPIDEMIA
Estados confirmam morte por dengue

 

Dos 16 Estados com alto risco de enfrentar uma epidemia de dengue neste verão, pelos menos dois confirmaram mortes causadas pela doença nas primeiras semanas de janeiro. Sete deles investigam nove óbitos suspeitos. É o que mostra um levantamento feito pela Agência Brasil, com base em dados divulgados pelas secretarias de Saúde.

Amazonas e Mato Grosso confirmaram uma morte cada um. No Estado da região Norte, uma mulher morreu no dia 13 deste mês, depois de ter sido internada em um hospital de Manaus. Além desse caso já confirmado, há uma morte sob suspeita no Estado. Do início do ano até agora, o Amazonas já confirmou 234 casos da doença.

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso confirmou a primeira morte por dengue, no município de Pedra Preta. As autoridades de saúde mato-grossenses investigam ainda uma morte suspeita, ocorrida na cidade de Sorriso. De 1o de janeiro até o dia 27, foram 1.084 notificações, sendo cinco consideradas graves.

 

 

 

 

 


Acelerador linear
O acelerador linear volta a funcionar normalmente na manhã desta segunda-feira. A troca da bomba de chiller, responsável pela refrigeração da água usada no aparelho, foi realizada na manhã de ontem pelos técnicos do Hospital São José. Não houve gasto com a troca porque o acelerador ainda está na garantia.

 

 

Diário do Leitor
Arcanjo
Merece os aplausos da sociedade catarinense o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina que no, próximo dia 2 completará o seu primeiro aniversário. Em apenas 12 meses, a aeronave Arcanjo, o chefe dos anjos, atendeu 714 emergências e socorreu, com eficiência, pelo menos 628 pessoas, salvando a vida de muitas delas. Mérito também ao comandante do Batalhão, tenente-coronel bombeiro militar Edupércio Pratts pela sua dedicação. Parabéns, bombeiros do Arcanjo e operadores do Samu.


José Cordeiro Neto
Florianópolis

 

Nova técnica permite operação de próstata por corte de centímetros

Uma nova técnica minimamente invasiva para cirurgia da próstata começou a ser usada no Brasil. A primeira operação desse tipo no país foi feita pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, na capital paulista.

A técnica permite que o paciente tenha a glândula operada por meio de um único furo de dois centímetros feito abaixo do umbigo, por onde entram um aparelho chamado de single port e uma câmera.

De acordo com o médico urologista do Centro de Referência em Saúde do Homem, Fábio Vicentini, a técnica é aplicada especificamente para próstatas grandes, que não podem ser operadas pelo método convencional: com acesso pelo canal da uretra. Normalmente a próstata aumentada é operada por um corte grande ou por laparoscopia com quatro ou cinco cortes menores. A técnica é indicada para homens com a próstata pesando 100 gramas. O peso normal é o de 15 a 20 gramas.

“Essa cirurgia é um avanço porque conseguimos fazer com um corte de dois centímetros uma cirurgia tão eficiente quando a aberta, só que mais rápida, com menor sangramento, menos dor. Outro ponto positivo da utilização dessa técnica é a diminuição dos custos, porque o paciente recebe alta no dia seguinte à operação, por isso o custo com a internação e os medicamentos ficam em torno de R$ 1,2 mil por paciente”.

Vicentini disse que fora do país o sigle port foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos. Segundo ele, o método já está implantado no Centro de Referência em Saúde do Homem. Por mês são realizadas cerca de 40 operações de próstata no hospital. Dessas 10 são de próstata aumentada.

“Essa não é uma doença que mata, mas o desconforto é grande porque dificulta muito na hora de urinar. A qualidade de vida do paciente cai muito e muitas vezes ele tem que usar uma sonda porque a urina não sai. Sem tratamento essa doença pode afetar a bexiga e os rins, podendo se tornar uma doença grave”.

 

 

 


Homem atendido pelo Samu em Florianópolis não consegue transferência ao Instituto de Cardiologia
Dauri Pereira sofreu um grave ataque cardíaco no dia 17 de janeiro e, desde então, a família tenta levá-lo para uma UTI coronariana
 
Florianópolis 

A falta de vagas no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, anexo ao Hospital Regional de São José, pode jogar fora o admirável trabalho de uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Capital. Na manhã do dia 17 de janeiro, o Samu foi chamado para socorrer Dauri Natalino Pereira, 43, funcionário de uma peixaria no Mercado Público que sofreu uma parada cardíaca. Enquanto todos acreditavam que o homem já estava morto, a equipe do médico Aury Jorge Faresin, da enfermeira Keyla Nascimento e do socorrista Fernando Turíbio conseguiu trazer Pereira de volta à vida.

Com o retorno dos batimentos cardíacos, ele foi levado às pressas para a UTI do Hospital Governador Celso Ramos, no Centro, e permanece no mesmo local, aguardando a transferência para o Instituto de Cardiologia, que não dispõe de vagas para atendê-lo. A família e os amigos estão desesperados. “Simplesmente nos informaram que não tem vaga. Os médicos do Celso Ramos disseram que o que poderiam fazer já foi feito. Agora é esperar por um milagre de Deus”, desabafa o irmão Célio Antônio Pereira.

Amiga de Dauri Pereira, Ana Paula do Nascimento também acredita que mantê-lo no Celso Ramos é diminuir cada vez mais as chances de sobreviver. “Nós vamos perder ele por falta de vaga. A família está de mãos atadas. Eles são pessoas simples e estão esperando pela sorte, pela bondade de Deus”, ressalta. O estado de Pereira é considerado grave. Ele está com apenas 15% da capacidade de funcionamento do coração, permanece sedado e respira com a ajuda de aparelhos.

 

Todos os leitos estão ocupados


De acordo com o fisioterapeuta que o tem atendido nos últimos dias, Alceu Furtado, ele tem respondido bem ao tratamento, mas não houve melhora significativa. A fisioterapia no caso de Pereira é respiratória, função que está diretamente relacionada ao sistema cardíaco. Segundo Furtado, Pereira já havia enfartado há alguns anos, o que piora ainda mais a situação.
 

A diretoria do Instituto de Cardiologia informou que, atualmente, dispõe de 14 leitos de UTI coronariana e todos estão ocupados. Com relação à previsão de atendimento, afirmou que os médicos do Celso Ramos é quem precisam solicitar a transferência para o instituto, o que, segundo a família, já foi feito diversas vezes nos últimos 15 dias.