CHUVAS EM SC
Vacina para desabrigados
Por prevenção, em São Francisco do Sul todos os atingidos pelas chuvas do fim de semana que estão em abrigos foram imunizados contra o tétano e a hepatite A

A acomodação das pessoas desabrigadas por causa das cheias já não é mais a única preocupação em São Francisco do Sul. Agora que a água baixou na maioria das áreas atingidas, a Secretaria Municipal de Saúde busca evitar que os atingidos sejam vítimas de doenças como a leptospirose e hepatite A.

Desde o fim de semana, aproximadamente 200 pessoas foram cadastradas e receberam medicação. De acordo com a secretária de Saúde, Nadirinez Bolognini, foram aplicadas vacinas antitetânica e contra hepatite A em todos os desabrigados acomodados na Escola Municipal Dr. Rogério Zattar.

A escola chegou a abrigar mais de 200 pessoas, mas somente 90 continuavam alojadas ontem à noite. Como não existe vacina para a leptospirose, profissionais da Saúde têm feito o monitoramento das pessoas que tiveram contato com a água das enchentes.

“Se apresentarem sintomas suspeitos, aí receberão medicamentos próprios para esta doença”, diz a secretária. Nadirinez reforça que folhetos de prevenção, vacinas e orientações de higiene pessoal e manipulação de alimentos em abrigos estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

O coordenador da Defesa Civil na cidade, Jair Patruni, alerta que a cidade ainda precisa de donativos para distribuir aos atingidos.

“Muita gente já deixou o abrigo e começou o trabalho de limpeza em casa. Só que outros estavam na casa de parentes e também precisam de ajuda”, observa Jair. Conforme a Defesa Civil, já não há mais áreas alagadas na cidade.

É grande a convicção no meio político de que o secretário Dalmo Claro de Oliveira (PMDB) não vai manter Armando Dias e Ana Maria Jansen no comando da Maternidade Darcy Vargas e do Hospital Regional. O raciocínio dos aliados é aproveitar a oportunidade para colocar nos cargos gente ligada ao peemedebista. Os substitutos serão ligados à área, provavelmente dois médicos. De qualquer maneira, as mudanças só ocorrem em março, quando “vencem” as nomeações dos diretores.

GERAIS
Cirurgias inauguram o Hospital Baía Sul

Duas cirurgias inauguraram ontem o centro cirúrgico do Hospital Baía Sul, o mais moderno de Florianópolis. O primeiro foi a retirada de um tumor na mama de uma paciente com 51 anos e a sua reconstrução. O procedimento foi feito pelo mastologista Carlos Gilberto Crippa e pelo cirurgião plástico Vilberto Vieira.

A segunda foi em um homem de 47 anos pelo cirurgião dentista Levy Rau. Com uma equipe de 135 colaboradores, o Hospital Baía Sul está equipado para procedimentos de alta complexidade. O HBS tem 70 leitos, sendo 15 de UTI, três salas de cirurgia e atenderá pacientes por meio de convênios. O hospital terá também serviço de pronto-atendimento.

Politica

PLANO DE SAÚDE
Prorrogação de contrato é discutida

O secretário de estado da Administração, Milton Martini, se reuniu, ontem, com o Conselho Consultivo do Fundo do Plano de Saúde dos Servidores Públicos Estaduais para tratar do contrato do SC Saúde entre o Estado e a Unimed, que termina na segunda-feira.

No encontro, Martini afirmou que "todas as medidas necessárias e possíveis serão adotadas para a continuidade dos serviços de saúde". A Unimed e o governo têm conversado na tentativa entrar num acordo para prorrogar o contrato atual enquanto uma nova empresa não for licitada.

A cooperativa reclama de prejuízo. Mensalmente, a Unimed recebe do Estado R$ 90,85 por pessoa, independentemente de prestar para serviços mais baratos ou mais caros que isso. O SC-Saúde possui 180 mil beneficiários, entre servidores e dependentes.

Segundo o secretário, caso a prorrogação não seja efetivada, o Estado tomará providências para a continuidade dos atendimentos aos servidores públicos estaduais, segurados do SC Saúde. Na reunião, o Conselho Consultivo se mostrou favorável à decisão do governo de implantar a autogestão dos planos.

A ideia do novo modelo é que o pagamento seja feito por serviços prestados, em vez de um valor fixo por pessoa, e que a empresa contratada crie planos próprios ao invés de comprar planos prontos, como é feito com a Unimed.