Medicamentos
Está restabelecido o estoque de medicamentos para gastrite, hipertensão, diabetes e problemas vasculares que estavam em falta, informa a Secretaria da Saúde. Desde o começo de dezembro, a rede municipal estava com problemas na distribuição dos remédios que são liberados gratuitamente para os usuários das unidades básicas de saúde.

COMBATE À AIDS
Diagnóstico precoce será a prioridade

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, revelou ontem que o diagnóstico precoce será o foco da ação do ministério no combate à Aids.

No Fórum ONGs de Aids de São Paulo, Padilha lembrou que o tratamento com medicamentos antirretrovirais dão qualidade de vida aos portadores do vírus HIV, principalmente quando a infecção é diagnosticada cedo.

A questão do diagnóstico foi uma das principais demandas apresentadas pelo fórum. Segundo o presidente do Grupo Pela Vidda (Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids), Mário Scheffer, essa medida pode ajudar a reduzir as cerca de 11 mil mortes anuais causadas pela doença, ainda que seja louvável o fato das medidas da área de saúde terem conseguido fazer com que esse número esteja estacionado no mesmo patamar há vários anos.

Em entrevista depois do encontro, Padilha ressaltou que haverá uma atenção especial aos grupos mais vulneráveis, como usuários de crack.

São Paulo

VERÃO 2011
Tem micose, virose, brotoeja...

Verão é estação de aproveitar as férias, ou, pelo menos, o final de semana na praia. Mas nem tudo é curtição na época mais quente do ano. Basta o sol e o calor fazerem parte do dia a dia para os problemas começarem a aparecer. A pele é a parte do corpo que mais sofre com as queimaduras de sol, brotoejas e micoses. Estômago e intestino são afetados pelas viroses. Além disso, as pragas, como mosquitos e caramujos africanos, também aparecem com o calor e chuvas de fim de tarde. As doenças passageiras e típicas da estação podem até assustar quem planeja passar a temporada na praia, mas cuidados simples podem fazer toda a diferença. Anote as dicas e diga adeus ao lado ruim do verão.

Colunista Cacau Menezes

Cirurgia inaugural
Duas feras da medicina catarinense – o mastologista Carlos Gilberto Crippa e o cirurgião plástico Vilberto Vieira – fazem, nesta terça-feira, a cirurgia inaugural do novo Hospital Baía Sul, construído com recursos de empresários e médicos de Florianópolis. Num mesmo ato cirúrgico, vão fazer a retirada de um tumor e reconstruir a mama de uma senhora de 52 anos, um procedimento no qual os dois são craques.

ARTIGOS
No front da saúde, por Hortência Müller Tierling*

Já está em curso uma nova abordagem sistêmica da saúde pública, essencialmente focada na manutenção da saúde, e não na cura da doença. Governos e corporações buscam metodologias de gerenciamento de pacientes que permitam evitar o desenvolvimento de anomalias crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, cardiopatias e outras, que ceifam milhares de vidas. Na linha de frente deste desafio, está o profissional farmacêutico. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que até 70% das consultas médicas geram uma prescrição medicamentosa. Mas 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente.

Autoridade privativa no âmbito do medicamento, o farmacêutico atua em 75 áreas da saúde. É ele que mantém, no cotidiano, o contato com os usuários de medicamentos, e que, através do acompanhamento da evolução do quadro do paciente, tem informações, habilidades e competências valiosas para os governos gerenciarem a saúde pública, e alcançarem o objetivo maior, que é prevenir doenças e cuidar de pessoas doentes.

A atenção farmacêutica facilita ajustes terapêuticos que conduzem as pessoas com mais segurança e rapidez ao equilíbrio da saúde. No SUS, nas farmácias hospitalares, nos postos de saúde, nas equipes do Programa Saúde da Família, o farmacêutico produz notável economia de recursos na dispensa de medicamentos, mas este é apenas um dos benefícios. Existe um exército preparado no front de gerenciamento de pacientes, cuja intervenção resulta sempre em ganhos de escala. Os farmacêuticos oferecem uma extraordinária força a ser aproveitada na prevenção, monitoramento e cura da população brasileira. É imperativo valorizar esta força, municiá-la com salários dignos e recursos tecnológicos para ascender o país a um patamar de qualidade de vida compatível com o seu desenvolvimento.

* PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE SC

Secretaria da Saúde alerta sobre o risco do contato com a água das enchentes Florianópolis

Nesta segunda-feira (24), o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, alertou sobre o risco do contato com água contaminada pelas enxurradas. Além da destruição causada pelas fortes chuvas e alagamentos, a própria água das enchentes podem transmitir doenças, como a leptospirose. “O cuidado principal é com a água que se bebe. Ela deve ser tratada com cloro ou fervida”, disse o secretário.

As águas dos alagamentos podem estar contaminadas pelo esgoto e urina do rato e provocar sérios problemas de saúde. Em alguns casos, a contaminação pode levar à morte. Para Dalmo quanto maior o tempo em contato com a água suja, maior o perigo.

“As pessoas que tiverem contato com a água da enchente, necessitam usar botas, luvas ou qualquer outro tipo de material que isole os pés e as mãos. Quem tiver algum ferimento não deve limpar os locais alagados”, esclareceu.

O secretário afirmou, ainda, que a Secretaria da Saúde disponibilizou – através do www.dive.sc.gov.br - uma cartilha com orientações que devem ser seguidas em situação de enchentes. “Hoje há um amplo número de cidadãos que tem acesso a internet e isso pode ser muito útil para prestarmos um serviço de orientação efetiva”, finalizou Dalmo.