Contato direto
Colombo realizou ontem um roteiro direcionado à área da saúde no Oeste. Começou por São Miguel, visitando o Hospital Regional Terezinha Basso, inaugurado em 2010, que atende a casos de emergência, serviços de imagem e laboratoriais. À tarde, passou pelo Hospital Materno Infantil e o Regional Oeste, em Chapecó. O governador aproveita para visitar essas unidades como uma oportunidade de entrar em contato com a população e conhecer melhor as reais demandas.

INFORME POLÍTICO | UPIARA BOSCHI - INTERINO

MENINA DOS OLHOS

No plano de governo, o governador Raimundo Colombo (DEM) não teve medo de apresentar a polêmica proposta de repassar para organizações filantrópicas a gestão de todos os hospitais públicos do Estado. A ideia tem forte oposição nos sindicatos de servidores públicos, mas ficou quase sem discussão na campanha. Mesmo depois da vitória, o discurso foi abrandado. Colombo tem sido aconselhado a levantar a bandeira aos poucos, para evitar embates desnecessários. Mas o governador não deixou de registrar seu entusiasmo com o modelo ao visitar o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. O Estado repassa R$ 2 milhões por mês para a organização católica São Camilo administrá-lo. Na foto, ouve o secretário de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira (PMDB).

Governador Colombo visita hospitais no Oeste
Nomeações para cargos obedecerão critérios de competência técnica e vivência comunitária

Na sua primeira viagem como governador ao Oeste Catarinense Raimundo Colombo fez um verdadeiro "tour" por hospitais da região. Em São Miguel do Oeste ele visitou o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, que na segunda-feira iniciou o atendimento de urgência e emergência. Mas ainda faltam as internações, que devem iniciar em 10 de fevereiro, e outros serviços como UTI, previsto para agosto.

Em Chapecó Colombo visitou mais dois hospitais, o Materno Infantil, que inicia atendimento no final do mês, e o Hospital Regional Lenoir Vargas Ferreira, também conhecido como Hospital Regional do Oeste.

A direção do Hospital Regional do Oeste solicitou apoio no projeto de ampliação dos leitos da UTI, construção de um centro de hemodinâmica e ampliação de outras especialidades. O custo da obra é de R$ 20 milhões.

O secretário de Saúde de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva, disse que haverá uma avaliação sobre a possibilidade de transformar o Materno Infantil num hospital regional Pediátrico.

Colombo disse que, por enquanto, está avaliando a situação e um projeto deve ser apresentado em 120 dias. O mesmo deve ocorrer em relação a UTI do Hospital São José, de Maravilha, que está parada a um ano e meio. Ele afirmou que o governo deve adotar parcerias com organizações sociais para administrar os hospitais.

O governador disse que espera definir até fevereiro os cargos no governo do Estado. E afirmou que as nomeações vão obedecer critérios como a competência técnica e vivência comunitária.

Em Chapecó o PMDB quer manter a Secretaria de Desenvolvimento Regional e ameaça apoiar o PT na próxima eleição para prefeito caso não seja atendido. Antes de voltar para Florianópolis Colombo acompanhou a troca de comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, onde o tenente coronel Ricardo Assis Alves passou o comando para o tenente coronel Benevenuto Chaves Neto.

NOTA
Colombo visita hospitais

CHAPECÓ - Na primeira viagem como governador ao Oeste catarinense, Raimundo Colombo fez um verdadeiro tour por hospitais da região. Em São Miguel do Oeste, ele visitou o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, que na segunda-feira iniciou o atendimento de urgência e emergência. Em Chapecó, Colombo visitou mais dois hospitais, o Materno Infantil, que inicia atendimento no final do mês, e o Hospital Regional Lenoir Vargas Ferreira, também conhecido como Hospital Regional do Oeste. O governador disse que espera definir até fevereiro os cargos no governo do Estado.

Viagem ao Oeste ajuda a conhecer a situação dos hospitais

Na primeira viagem oficial ao Oeste, o governador Raimundo Colombo visitou três hospitais da região. Acompanhado do sretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, Colombo conheceu a situação das unidades, além de debater com os administradores ações para contribuir na gestão dos hospitais. Pela manhã, o governador visitou o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. A unidade,inaugurada no final de 2010, atende atualmente casos de emergência, serviços de imagem e laboratoriais. Assim que tiver totalmente instalado, o hospital terá capacidade para atender até 2,5 mil pessoas por mês. O orçamento mensal disponobilizado pelo Estado é de R$ 2 milhões.

Secretaria de Estado da Saúde abre inscrições para Residência Médica Florianópolis

A Secretaria de Estado da Saúde está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Complementar para Médico Residente. São 16 vagas distribuídas em cinco unidades hospitalares de Florianópolis, São José e Lages. A novidade nesse ano é que os hospitais Florianópolis e Tereza Ramos, de Lages, foram incluídos no Programa de Residência Médica da SES.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.saude.sc.gov.br ou http://mr.fepese.ufsc.br/, até o dia 7 de fevereiro. O edital e o Manual do Candidato também podem ser encontrados nestes sites. A prova será realizada no dia 13 de fevereiro, às 14 horas, na Universidade Federal de Santa Catarina.