Conta
Dois anos depois de anunciar uma dívida de R$ 18 milhões, o Hospital Municipal São José ainda briga para colocar as contas em dia. Falta pagar R$ 4 milhões aos fornecedores. A dívida está sendo cobrada judicialmente.

Visor

SUPERBACTÉRIAS
A partir da próxima segunda-feira (17), todos os hospitais do Estado de Santa Catarina que possuírem UTI deverão notificar compulsoriamente todo caso confirmado em laboratório de infecção ou colonização por bactérias produtoras de carbapenemases (KPC), à Coordenação Estadual de Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (CECISS).

MOACIR PEREIRAO

jabuti da saúde
O falecido deputado Ulysses Guimarães costumava citar uma expressão popular sempre que surgia no governo e na política algum fato estranho, inusitado, suspeito. Jabuti não dá em árvore. Se ele está lá é porque alguém o colocou. E alguém com poder. Réptil semelhante à tartaruga, de tamanho reduzido, com casco convexo e pernas grossas, o jabuti pode viver 80 anos.

Pois parcela da classe médica está querendo saber quem colocou um jabuti na árvore da saúde. Explique-se: no apagar das luzes do governo Leonel Pavan, a Secretaria da Administração lançou a concorrência pública 0222/2010, visando à contratação de serviços médico-hospitalares para atendimento dos 180 mil servidores públicos e dependentes vinculados ao SC Saúde, que funciona muito bem há cinco anos, graças ao contrato celebrado entre o governo e a Unimed, após a realização de licitação. O contrato foi renovado há dois anos, na gestão do secretário Antônio Gavazzoni, depois de uma dura negociação, que exigiu até a contratação de duas consultorias para a atualização dos honorários. Este contrato expira no próximo dia 31 de janeiro.

O edital da concorrência tem um misterioso jabutizeiro, segundo avaliação feita por integrantes da Unimed. O primeiro e mais longevo está logo no início do minucioso edital com 53 páginas. Em “Condições de participação” informa: “2.2 – não será admitida a participação de: 2.2.2 –sociedade sob a forma de cooperativas.” Eliminaram a Unimed do processo. A mesma Unimed que venceu a primeira concorrência.

Nos bastidores, há versões desencontradas. Uma delas indica que a exclusão prévia da Unimed fertilizaria a futura contratação da TopMed, empresa de medicina preventiva recém-criada e ligada a líderes do PSDB estadual. Esta empresa funciona em pequenos escritórios em Florianópolis e São José.

GESTÃO
O novo secretário da Administração, Milton Martini, informou que a decisão de realizar nova licitação partiu do Conselho do SC Saúde, integrado por representantes de nove instituições e maioria dos servidores. Acrescentou que a tendência em Santa Catarina é de seguir os exemplos de São Paulo e Rio Grande do Sul, que prestam serviços aos servidores públicos através da autogestão. Explicou que a questão está sendo discutida com a Unimed. A maior cooperativa médica do Estado terá nova reunião nesta sexta-feira. Há propostas de seus dirigentes de impugnar a concorrência por absoluta inconstitucionalidade de vários dispositivos, inclusive o que veta a participação das cooperativas. A abertura das propostas está marcada, no edital, para o dia 25 de janeiro.

O governador Raimundo Colombo tem três desafios a vencer: 1. O secretário da Saúde, Dalmo Oliveira, construiu o modelo vitorioso da cooperativa como presidente da Federação das Unimeds. E negociou o contrato com o SC Saúde. Renunciou este ano à presidência para assumir a secretaria. 2. Os serviços da Unimed têm aprovação de 92% dos funcionários atendidos. Mudar por quê? 3. Identificar o dono do jabuti. Ou quem o colocou na árvore.

Tomógrafo aguarda instalação no Hospital Regional de São José
Aparelho custou mais de R$ 1 milhão e depende do término do processo licitatório
Mariella Caldas

São José Desde a metade do mês de dezembro de 2010, um novo aparelho de tomografia computadorizada está armazenado em caixas em um dos corredores do Hospital Regional de São José Homero de Miranda Gomes à espera da instalação. O aparelho custou US$ 730 mil, o equivalente a R$ 1,3 milhão. A administração da instituição informa que o atraso é devido ao processo licitatório e somente em março tudo deve ser resolvido para que o aparelho possa começar a funcionar.

O tomógrafo é importado do Japão e para que possa entrar em funcionamento é necessária a desmontagem do atual aparelho, sua remoção, deslocamento e montagem do novo. Processo considerado complexo para o gerente administrativo do Regional, Fernando Luz. “Não é como trocar um aparelho de raio-x. Além disso, a sala precisará de reforma na parte elétrica”, disse.

BOX: O que é um tomógrafo

-É mais usado para constatar traumas cranianos, mas pode ser aproveitado para outros tipos de fraturas ou diagnósticos

-O aparelho é um dos exames mais confiáveis e seguros

-Usa um sistema que faz radiografias transversais da parte do corpo, depois uma série de seções fatiadas que são montadas pelo computador para formar um quadro completo.

In loco

No dia 20 de janeiro o governador Raimundo Colombo desembarca em São Miguel do Oeste. Na companhia do secretário da Saúde, Dalmo de Oliveira, vai visitar o hospital que foi inaugurado pelo ex-governador Leonel Pavan, mas sem capacidade de operação. "Quero ver o que está acontecendo lá, o que estão precisando, o que tem que ser feito," expôs o governador que depois vai a Chapecó vai ser o mesmo, visitar os dois hospitais.

Pois é
Diante de gastos excessivos e inexplicáveis, exigindo auditorias, concursos manipulados, reclamações sobre a saúde, a segurança e descontentamentos de servidores públicos imagino o que seria se a oposição vencesse as eleições.