Farmácias não vendem fracionados

Pesquisa feita em cinco capitais mostra que medida não é obedecida

A venda de remédios de forma fracionada está autorizada há cinco anos no País. Entretanto, quem for à farmácia comprar uma quantidade de comprimidos diferente da contida na embalagem original dificilmente conseguirá. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).

Segundo o levantamento divulgado nesta semana, os pesquisadores tentaram comprar remédios de forma fracionada em 49 farmácias de cinco capitais do País (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro). Nenhuma delas vendia.

Para a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, o consumidor poderia comprar a quantidade exata de comprimidos receitada pelo médico. Com isso, o risco de uso indevido de remédios e de automedicação seria menor.

Segundo o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estimam que 20% dos remédios comprados nas farmácias acabam indo para o lixo. Em um ano, R$ 20 bilhões em medicamentos são descartados por algum motivo. “O fracionamento é uma questão econômica”, disse.

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) disse que o fracionamento dificulta o controle e o combate à falsificação de medicamentos no País.

Campanha para divulgação

Desde 2006, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei do Executivo que prevê a obrigatoriedade da venda fracionada. Atualmente, esse tipo de venda é facultativa, por isso muitas farmácias não adotaram a medida.

A falta de divulgação sobre a venda de remédios fracionados é um problema que também ajuda a manter esta situação.

Com o objetivo de mudar este quadro, Instituto Ethos e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) anunciaram ontem o lançamento de uma campanha em que defendem que a venda dos fracionados deixe de ser facultativa e torne-se obrigatória em todas as farmácias do País.

Sobre a Aids
Dos 2,8 mil casos de Aids registrados em Joinville desde o surgimento da doença, mais de 300 atingiram pessoas com mais de 50 anos de idade. Heterossexuais são 72% dos casos da cidade.

Quase 10% dos portadores foram contaminados por meio de drogas injetáveis. Quase dois terços das vítimas são homens, segundo dados da Secretaria de Saúde de Joinville.