CRACK
Edital prevê R$ 4 milhões para financiar pesquisas

O governo federal investirá R$ 4 milhões em pesquisas sobre o crack, droga sobre a qual o País não tem dados para embasar políticas públicas. O edital lançado pelos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia e pelo CNPq prevê financiar estudos sobre a droga, o usuário, padrões de consumo e modelos de intervenção.

A base legal
O Ministério Público pediu informações ao Tribunal de Contas do Estado sobre o pro labore de médicos e dentistas para tentar descobrir qual a base legal para o pagamento feito pela Secretaria de Saúde de Joinville. De saída, o promotor Assis Kretzer considera a forma de pagamento “inusitada” e quer saber por que o pro labore, um pagamento por produtividade, não aparece discriminado nos balanços enviados ao Tribunal de Contas.

Pode virar ação
A promotoria abriu a investigação neste ano e aguarda informações do TCE (foi solicitado que o tribunal faça uma auditoria) para avaliar se entra ou não com ação judicial para cobrar a regulamentação do pagamento do pro labore em Joinville.

Mais camisinhas
Em licitação, a Secretaria de Saúde de Joinville está comprando 179 mil camisinhas. Dá quase uma unidade para cada um dos adultos da cidade – a estimativa aponta 190 mil homens com mais de 18 anos na cidade.

Conquista
Presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral estará em Florianópolis na sexta para a comemoração do Dia do Médico. A Capital também será palco da Assembleia de Delegados da AMB, reunindo os presidentes das associações médicas de todo o País e as principais lideranças do setor.

Os médicos vêm a Florianópolis a convite da Associação Catarinense de Medicina, que também no mesmo dia estará inaugurando o Centro de Eventos ACM, com capacidade para reunir cerca de 3.200 pessoas em até dez auditórios e área de exposições com 1.400 m2. Gomes do Amaral foi eleito presidente da Associação Médica Mundial.

Lobby
Tem gente que não gostou da possível indicação do suplente de senador eleito Antônio Gavazzoni (DEM) para a Saúde, uma possibilidade levantada pelo colunista Moacir Pereira.

O pessoal ligado ao setor estaria propenso a apoiar Carmen Zanotto (PPS), suplente de deputada federal, que já ocupou o cargo no governo Luiz Henrique-Leonel Pavan. Ou é corporativismo ou temor de que Gavazzoni enfrente os problemas da pasta como resolveu outros na Administração e na Fazenda. Carmen é dada como certa na Câmara, para a Serra Catarinense não ficar sem representação no Congresso

Ação promove exames gratuitos dos pulmões

A partir das 8h de hoje, quem passar pelo centro da capital poderá conferir gratuitamente como está a saúde de seus pulmões. Uma estrutura em forma de pulmão gigante estará montada ao lado do Mercado publico, onde 20 profissionais de saúde oferecerão orientações e exames que detectam doenças respiratórias.