SÓ CASOS DE FORA

Neste ano, 19 pessoas enfrentaram a dengue em Joinville. Todas foram contaminadas em outras cidades fora de Santa Catarina e os sintomas apareceram quando estavam em Joinville. O último caso foi em setembro. As ocorrências foram de gente que veio de Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco e Alagoas. Até hoje, nunca foi registrado um caso de dengue em Joinville com transmissão (picada do mosquito) na cidade. Para que surjam casos autóctones, isto é, contraídos na cidade, é preciso primeiro que um mosquito seja infectado ao picar uma pessoa com a doença. Daí, o mosquito sai contaminando todo mundo. É por isso que Joinville registra focos do Aedes aegypti, mas não casos da doença: os mosquitos não encontraram ninguém doente para ter como retransmitir a dengue. Neste ano, a área de vigilância da Secretaria de Saúde de Joinville identificou 67 focos – em todo o ano passado foram 43. Só que os focos de 2010 foram descobertos, na maioria, no verão, quando era grave o problema em Joinville de abandono de pneus usados.

AN Jaraguá

MEDICINA

Congresso dever reunir cerca de 350 radiologistas

Está marcado para este fim de semana, no Bourbon Hotel, o 8º Congresso Catarinense de Técnicas Radiológicas e Imaginologia, organizado pela Associação dos Técnicos em Radiologia de Santa Catarina (Atraesc). O evento é destinado a técnicos e tecnólogos em radiologia no Estado e, principalmente, aos que trabalham na rede de saúde da cidade. A organização espera reunir cerca de 350 profissionais de todo o País. A abertura do evento está marcada para as 8 horas. Depois, haverá uma série de palestras.

Colunista Cacau Menezes

Caminhada rosa

Voluntárias locais da Associação Brasileira de Portadores de Câncer estão convidando a população da Grande Florianópolis para uma Caminhada Rosa no Centro da Capital, em apoio à luta contra o câncer. Será hoje, 16, com concentração na Catedral a partir das 9h. A organização do evento é do Movimento Outubro Rosa, que tem por objetivo dar visibilidade à luta contra o câncer de mama.

Arte Solidária

A pré-estréia de A Noite é uma Criança- 9 Mostra de Danca Infantil- no Hospital Infantil Joana de Gusm'ao, na Capital , tamb[em contou com a participa;'ao do m[agivo Sandro Spigolon, que proporcionou momentos alegria..