PÍLULAS DO DIA SEGUINTE
Remédios suspensos não representam risco, diz Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta que, mesmo com a suspensão da importação dos medicamentos Femina, Postinor Uno e Postinor 2, os produtos no mercado não representam risco. A Anvisa proibiu a entrada dos medicamentos, conhecidos como “pílulas do dia seguinte” após inspeção na fábrica na Hungria, por problemas de documentação.

Compra de exames
Nos próximos dias, o Tribunal de Contas do Estado vai perguntar ao Hospital Municipal São José por que o edital de concorrência para contratação de empresa privada para a realização de exames de ressonância magnética tem de ser de Joinville. A princípio, não haveria por que delimitar a origem das empresas a uma cidade.

Sem viajar
O Hospital São José alega que a contratação, para 30 exames, não foi concretizada porque não apareceram interessados. A exigência de empresas com sede de Joinville seria para evitar que pacientes tivessem se locomover-se para fora da cidade.

Visor

ALERTA SOBRE O ALZHEIMER

O dia 21 de setembro é tradicionalmente lembrado como o Dia da Árvore. Mas a data também marca o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. No próximo sábado, dia 25, a partir das 9h da manhã, acontece uma panfletagem na Rua Felipe Schmidt para alertar as pessoas sobre a importância da inserção social dos portadores da doença como forma de tratamento.

Reforma não saiu da primeira etapa
Associação Amigos do Hospital Florianópolis desembolsou R$ 382 milA Associação Amigos do Hospital Florianópolis (AHFlor) desembolsou R$ 382 mil para pagar projetos de reforma e ampliação da unidade hospitalar, com a promessa da Secretaria de Saúde de que a participação aceleraria as obras.

Mas, até agora, nem a primeira parte do cronograma foi concluída. A Gerência de Obras e Manutenção da Secretaria da Saúde alega que a licitação atrasou os prazos.

O vice-presidente da AHFlor, Anésio Botelho, disse que o contrato final dos projetos foi assinado em 26 de maio de 2009. Ele explicou que foi procurado pela Secretaria de Saúde no ano anterior com a proposta que se a associação pagasse esta parte o serviço seria agilizado porque eliminaria toda a burocracia da licitação. Em seguida, o Estado arcaria com as obras, que deveriam começar imediatamente e terminar em junho deste ano.

A primeira etapa – reforma da copa, cozinha e emergência – só iniciou em janeiro de 2010 e ainda não foi concluída. Outro item é a reforma do segundo e terceiro andares, que sequer foi iniciada. Enquanto isso, os pacientes são atendidos numa emergência improvisada, e cirurgias, realizadas em outros hospitais.

Lea Alt Lovisi, gerente de Obras e Manutenção da Secretaria de Saúde argumentou que houve problemas nas licitações. Declarou que nas duas etapas as empresas que perderam a concorrência recorreram. Ela afirmou que a ordem de serviço e o documento que autoriza o começo das obras da segunda etapa serão assinados na próxima segunda-feira e os trabalhos vão iniciar no dia 27. Sobre a primeira etapa, a promessa é terminar até novembro.

A associação reclama, também, da falta de garantia da construção do anexo de sete andares. O edifício ficaria ao lado do prédio atual do hospital e teve o projeto custeado pela associação. Anésio contou que foi informado que não existe previsão de verbas no orçamento. A obra ficaria a cargo do vencedor das eleições de outubro. A Secretaria de Saúde garantiu a construção.

felipe.pereira@diario.com.br

Mais cinco casos da doença

Mais cinco cães contaminados por leishmaniose na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foram confirmados ontem, após exame solicitado pela Vigilância em Saúde da Capital.

Amostras de sangue de 206 cães, incluindo os casos identificados, da Grande Florianópolis, serão encaminhadas ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Se for comprovada a doença na segunda análise, os animais serão sacrificados. De julho até o início de setembro, quatro cães do Canto dos Araçás, na Lagoa, precisaram ser exterminados por causa do problema.

A leishmaniose se propaga pela picada de inseto e os cães podem transmiti-la para outros animais e até para o homem.

Segundo o chefe da Vigilância em Saúde de Florianópolis, Anselmo Granzotto, as análises são importantes para evitar a proliferação da doença.

A leishmaniose visceral é crônica. Se não for tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos humanos.

Hospital de Lages recebe aparelhos para UTI Neonata
l
Hospital Tereza Ramos, em Lages, recebeu, nesta semana, quatro ventiladores pulmonares para uso na UTI Neonatal.

O custo dos ventiladores pulmonares é de R$ 39 mil cada, totalizando um investimento de R$ 156 mil, feito pelo Governo do Estado.

Os equipamentos são o resultado de uma solicitação feita pelo hospital, no ano passado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.

“A licitação ocorreu em maio deste ano e, agora, os aparelhos já estão instalados e em funcionamento”, informou a gerente administrativa, Ivone Zambam Koeche, destacando que os profissionais do Tereza Ramos também já receberam treinamento para o uso dos equipamentos.

De acordo com a gerente administrativa, esses equipamentos são importantes para dar mais condições de sobrevida aos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva.

“Os ventiladores pulmonares são essenciais quando há impossibilidade de a criança respirar sozinha. O bebê precisa da ajuda desses ventiladores até conseguir respirar espontaneamente”, explicou Ivone.

Os aparelhos

Equipamento usado nos casos de insuficiência respiratória, com a função de realizar o bombeamento de ar enriquecido de oxigênio para o interior dos pulmões.