HOSPITAIS EM JOINVILLE

Médicos residentes encerram greveApós um mês de paralisação, os 130 médicos residentes que atuam em Joinville voltaram ontem ao trabalho nos hospitais. Boa notícia para pacientes que tiveram consultas e cirurgias adiadas por causa da greve. “Cirurgias eletivas que haviam sido suspensas estão sendo remarcadas. Algumas já puderam ser realizadas”, garante o chefe dos residentes do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, José Eduardo Moritz.

A decisão de pôr fim à greve que começou em 16 de agosto foi tomada na quarta-feira, durante assembleia em Florianópolis. A categoria aceitou a proposta do governo federal – reajuste de 22% da bolsa-auxílio em janeiro.

“Ficou acertada a criação de comissão interministerial para discutir outras reivindicações”, afirma o representante dos residentes do Hospital Municipal São José, Márcio Andrei Gil Monteiro, referindo-se à 13ª bolsa-auxílio e ao aumento da licença-maternidade de quatro para seis meses.

No País, cerca de 22 mil médicos reivindicaram reajuste de 38,7% na bolsa de R$ 1.916,45. A greve continua no Rio Grande do Sul, Bahia e Espírito Santo.

Enfermeiro de Joinville diz que se há demora no atendimento das instituições que adotam o Protocolo de Manchester na cidade, a culpa não é da triagem. E provoca. “Qual profissional médico se sujeitaria a ficar no seu horário de plantão na porta realizando triagem? Se o sistema público não atende à demanda e o paciente fica esperando horas para ser atendido após a classificação, o problema está da porta de triagem para dentro”, diz ele.

Visor

OBRAS NO HOSPITAL
A Associação dos Amigos do Hospital Florianópolis (Ahflor) critica a demora para a conclusão das obras na recuperação da emergência da instituição. O trabalho, que já recebeu mais de R$ 1,1 milhão do Estado, deveria terminar em junho. A previsão da entrega foi adiada para novembro. A associação questiona se o prazo será cumprido desta vez ou transferido novamente.

O combate à obesidade infantil e as novidades no tratamento estão entre os assuntos do XII Congresso Catarinense de Pediatria, que acontece hoje e amanhã, em Florianópolis. Um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto registra o alarmante índice de 115 milhões de jovens (crianças e adolescentes) com excesso de peso em todo o mundo. No Brasil, o índice cresceu 240% em duas décadas, chegando, atualmente, a 6,7  milhões de crianças obesas e com sobrepeso.

GERAIS
Residentes votam pelo fim da greve

Após um mês de paralisação, os 130 médicos residentes que atuam em Joinville voltaram ontem ao trabalho nos hospitais. Os médicos aceitaram a proposta do governo federal de reajuste de 22% da bolsa-auxílio a partir de janeiro. Em todo o país, a greve mobilizou cerca de 22 mil médicos, que reivindicavam um reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio.