ESTOQUE BAIXO
Hemosc abrirá as portas na segundaO Hemocentro Regional de Joinville (Hemosc) precisa com urgência de sangue tipo “A” e “O” negativo. Os estoques estão cerca de 50% abaixo do nível de segurança, que seria de 30 bolsas.

“Por enquanto, não foi preciso cancelar cirurgias, mas a situação dos estoques é crítica”, afirma a responsável pelo setor de captação, Tânia Mara Weiler. “Vamos abrir na segunda-feira, véspera de feriado, das 7 às 18 horas, só para receber os doadores, lembrando que pessoas de todos os tipos sanguíneos podem doar, porque estamos sempre precisando”, diz.

Em maio, um período de baixa nos estoques de sangue fez com que o órgão recomendasse o cancelamento de cirurgias eletivas em 25 unidades da região Norte.

É possível que a situação se repita caso a procura de doadores fique abaixo do esperado na próxima semana. Em situação extrema, apenas as cirurgias de urgência seriam realizadas. O Hemosc funciona anexo ao Hospital São José (avenida Getúlio Vargas, 198).

TERMÔMETROS COM MERCÚRIO
Equipamento é proibido em SCDesde o dia 19 de agosto, está proibido o uso de termômetros com mercúrio nas redes hospitalar e farmacêutica em Santa Catarina. A lei foi sancionada pelo governador Leonel Pavan e prevê o prazo de um ano para a substituição do equipamento. Depois do período de adequação, será aplicado multa de R$ 2 mil pelo não-cumprimento da lei. Na reincidência, será cobrado o dobro do valor. O dinheiro da arrecadação das multas irá para orçamento do Fundo Estadual de Saúde.

A proibição é por causa dos riscos à saúde. O mercúrio é altamente tóxico e pode afetar o desenvolvimento do cérebro e atacar o sistema nervoso. No Brasil, o metal é usado em termômetros, em lâmpadas fluorescentes, em materiais odontológicos e em processos de mineração de ouro.