MATERNIDADE

Catarinense tem quíntuplas na CapitalA catarinense Sidnéia Daufenback Batista Voss, de 31 anos, deu à luz a quíntuplas na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis. Ela mora em Braço do Norte, no Sul do Estado. De acordo com o médico Remaclo Fischer Júnior, chefe do serviço de neonatologia, as cinco meninas são prematuras de 30 semanas (sete meses) e nasceram com pesos entre 1.050g e 1.280g. A probabilidade de nascimento de quíntuplos é de uma a cada 40 milhões.

Mortalidade

A espantosa mortalidade causada pelo câncer em Joinville no ano passado está se repetindo em 2010. Até julho, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram 293 mortos. Como os dados ainda podem ser atualizados, é possível que o número de 309 vítimas registrado entre janeiro e julho do ano passado seja ultrapassado. Nunca havia morrido tantos de câncer como em 2009.

Temor na saúde

É na saúde a maior preocupação da Prefeitura de Joinville com a greve dos servidores marcada para iniciar nesta segunda. Há previsões legais de manutenção de patamares mínimos de atendimento em caso de paralisação. Só que a rede pública de saúde trabalha sempre no limite, poucos que não apareçam já fazem muita falta.

ARTIGOS

Os médicos e o voto, por Antonio Carlos Lopes*Falta pouco mais de um mês para as eleições e para que possamos escolher quem presidirá o Brasil nos próximos quatro anos, além de governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Nesse momento, temos o futuro em nossas mãos. Fará toda a diferença votar bem, com consciência, em candidatos de ficha limpa, passado e presente coerentes, compromissados em promover mudanças que o país necessita. Assim, as perspectivas de dias melhores poderão, de fato, tornarem-se mais alvissareiras. Os médicos brasileiros acabam de dar relevante contribuição para esse processo. Recentemente, no Encontro Nacional das Entidades Médicas, o Enem, produziram uma espécie de programa mínimo para a saúde e a medicina. Não há receitas milagrosas, ao contrário. Com bom senso e simplicidade, foram elencadas 115 propostas. A começar pela regulamentação da Emenda Constitucional 29, que vincula recursos nas três esferas de gestão e define o que, de fato, são gastos em saúde.

Hoje, o Brasil investe metade do que fazia nos idos de 1988, quando da criação do Sistema Único de Saúde. São cerca de R$ 60 bilhões, contra R$ 120 bilhões de 22 anos atrás. Claro que o caos é iminente. Ao mesmo tempo em que demos um salto populacional, universalizamos o sistema, mas o deixamos à míngua. O resultado são as filas intermináveis, falta de leitos de UTI, hospitais sucateados, recursos humanos desvalorizados, sofrimento e dor para os pacientes. Solucionar tal problema não exige respostas pirotécnicas. Basta responsabilidade e compromisso. Fontes para os recursos não faltam.

Prestar atenção nessas e em outras questões é um bom caminho para definir candidatos realmente comprometidos com a melhoria da saúde no Brasil. O setor não pode ser comandado por quem nada entende de sáude.

* Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Quíntuplas nascem em maternidade da Capital

Florianópolis- A fotógrafa Sidnéia Daufenbak Batista Voss, 31, deu à luz cinco meninas na maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, nessa sexta-feira. O nascimento de quíntuplos é raro um a cada 40 milhões de gestações. É o segundo caso registrado desse tipo no estado. A chegada das crianças foi considerada um presente para Sidnéia e o marido Anderson Marcelino Voss, 35. Há dois anos e meio, eles perderam o primeiro filho, dois dias após o garoto nascer. Pasra ajudar no parto das cinco meninas foi necessaria  uma grande equipe: dois obstetras, cinco pediatras, cinco técnicos de enfermagem e um anestesista.