Exames do INSS

A Prefeitura de Joinville tenta derrubar no Tribunal de Justiça decisão que obriga o município a fazer perícias médicas do INSS. O pedido é para fazer somente procedimentos previstos pelo SUS. Além disso, o município quer que seja obedecida a fi la de espera. Há mais de três anos, após entrar na Justiça, paciente teve acesso a perícia – paga pelo município em clínica particular – que não era prevista no SUS.

Saúde
Justiça manda DF indenizar casal por atraso em parto

A Justiça condenou o Distrito Federal a pagar R$ 100 mil em indenização aos pais de uma criança que sofreu perda de audição e ficou epiléptica por causa do atraso de quatro horas no parto em um hospital de Taguatinga, em 2001. Depois de três idas ao hospital, o médico do pré-natal constatou que o feto estava com falta de oxigenação no cérebro. A mãe afirmou que foi internada às 11h30, mas que o parto somente foi realizado às 17h30.

Empinadinha

Mulheres brancas, com média de 28 anos e bumbum achatado. Esse é o grupo responsável pelo aumento na procura por cirurgias de implantes de silicone nos glúteos, segundo avaliação do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Sebastião Edy Guerra. Segundo ele, o segredo da brasileira é o bumbum avantajado.
– Agora todas querem um assim.

Canoinhas
Bebê segue para adoção
Família da mãe, uma adolescente de 15 anos, assinou termo no Juizado da Infância, sexta-feira

Já foi decidido o destino do bebê encontrado na madrugada de quinta-feira em um vaso sanitário do banheiro do pronto atendimento municipal de Canoinhas: a menina será entregue para adoção assim que receber alta da unidade. Quem garante é a assessoria do promotor de Justiça Wagner Pires Kuroda.

Na sexta-feira, segundo a assessoria, a família da adolescente de 15 anos, mãe do bebê, assinou o termo autorizando a adoção. Caso exista alguma família interessada, a recém-nascida pode ser entregue em breve. Se não, irá para um acolhimento até o processo de adoção ser concluído.

Prematura de oito meses, a menina está em observação no Hospital Santa Cruz e passa bem. No dia em que foi encontrada, a recém-nascida estava dentro do vaso, ainda com a placenta, com os pés submersos na água. Pelo tempo que passou ali, já mostrava indícios de hipotermia – quando a baixa temperatura do corpo modifica o metabolismo e pode levar à morte.

A garota, da localidade de Bela Vista do Toldo, teve o bebê no pronto-atendimento, enquanto esperava para ser atendida. Após dar à luz, não alertou ninguém sobre o fato e voltou para a sala de espera.

Correção – O bebê nasceu no banheiro do pronto-atendimento de Canoinhas e não no Hospital Santa Cruz, como afirmou a reportagem da página 26 de sexta-feira.

Planos de saúde
Cirurgia é o pedido mais negado no país

Sete em cada 10 ortopedistas do país já receberam um "não" dos planos de saúde ao pedir atendimento para seus pacientes. As cirurgias encabeçam a lista de negativas, com 55% dos casos. A pesquisa foi feita pelo Ibope a pedido da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que reclama da "interferência das operadoras no trabalho médico".

Pegou geral

A quantidade de câncer de próstata em homens entre 50 e 60 anos já é quase vista em Santa Catarina como uma epidemia. Em Blumenau assusta a quantidade de médicos com a doença, que tem cura, não mata, mas incomoda.

Saúde

O Centro de Promoção da Saúde (CPS) da Unimed promove palestra com o tema Mulheres e Depressão. O encontro será no CPS da Unimed, terça-feira, às 15h. Inscrições e informações pelo telefone (48) 2106-8100 ou pelo e-mail medicinapreventiva@unimed florianopolis.com.br.

USP deve fornecer células-tronco de dentes de leite para pesquisadores

O laboratório para obtenção de células-tronco a partir de dentes de leite, em construção na Universidade de São Paulo (USP), deve colaborar para pesquisas sobre o assunto em todo país. A coordenadora do projeto, Andrea Mantesso, disse que as células obtidas no novo centro que será inaugurado em 2011 devem ser oferecidas a pesquisadores de outros laboratórios da USP e até de outras universidades.

"A gente está em uma grande universidade pública, onde existe muita pesquisa. Poderemos fornecer material a esses pesquisadores", afirmou ela, em entrevista à Agência Brasil. "Como essas células virão dos dentes de leite, teremos material em abundância", explicou. Mantesso disse também que o novo laboratório deve receber pesquisadores de outras universidades do país e do exterior.

A universidade inglesa King's College, que já é parceira da USP no projeto do laboratório, será uma das instituições que enviará alunos e professores para estudos em São Paulo. "Poderemos trabalhar em colaboração e formar pesquisadores interessados nesta área [células-tronco]", complementou.

A professora Maria Rita Passos-Bueno, que coordena outro projeto de pesquisas sobre células-tronco na própria USP, acha importante essa integração, mas ressalta, porém, que a medida ainda precisa ser planejada. "Temos que ver como será esta integração", disse, lembrando que pesquisas sobre células-tronco obtidas em dentes são realizadas na USP pelo menos desde 2005.

Stevens Rehen, coordenador do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse que a criação do laboratório deve colaborar para a obtenção de resultados mais significativos na área.

Para ele, o Brasil tem publicado pesquisas importantes sobre células-tronco. Mesmo assim, ainda tem muito a avançar até nivelar-se com países mais desenvolvidos. O novo laboratório pode ajudar a reduzir essa diferença, acredita.

"Se o Brasil quer ter avanços importantes, tem quer ter vários grupos diferentes pesquisando o mesmo assunto", ressaltou. "A área de células-tronco não é uma ciência exata. Então, qualquer visão diferente sobre o assunto já acrescenta".