Pedidos do Iririú

Em moção assinada pelos vereadores de Joinville sobre o Iririú, é cobrada a contratação de mais médicos e técnicos de enfermagem para a unidade de saúde do bairro, entre outros pedidos na área. Os pedidos apareceram em sessão no bairro.

Lei antifumo

Menos fumaça em Jaraguá
Projeto deve entrar em vigor em 90 dias, período usado para orientação

Foi aprovado pelos vereadores de Jaraguá do Sul o projeto de lei que proíbe o fumo em boates, bares, restaurantes, hoteis. O autor do projeto, o vereador Jean Leutprecht (PCdoB), se baseou em lei aprovada em São Paulo, a primeira a vigorar no País. "Isso vai ajudar a manter a saúde de todos", defende Leutprecht, dizendo que há lei antifumo em vigor em 12 Estados e em algumas cidades catarinenses.

O projeto agora segue para a Prefeitura para que seja assinado pela prefeita, Cecília Konell (DEM). Caso a prefeita vete, a Câmara pode derrubar o veto e fazer valer a lei. "Não conversei com a prefeita para ver se a lei será aprovada, mas acredito que não haverá problemas", fala Leutprecht. O prazo para a prefeita assinar é de 30 dias ou enviar o veto novamente para a Câmara.

Com isso, a lei deve entra em vigor em 90 dias após ser sancionado e, nesse período deverão ocorrer campanhas de conscientização. "O documento destaca que é preciso fazer orientação para que as pessoas conheçam e respeitem a nova lei", disse. A fiscalização será da Vigilância Sanitária e do Procon e cabe ao proprietário do local avisar e evitar que a lei seja desrespeitada dentro do local especificado, podendo pedir ajuda para a polícia.

O vereador afirma que, durante a elaboração do projeto de lei, conversou com diversos donos de bares, boates e lanchonetes, e todos os comerciantes foram favoráveis ao projeto antifumo.

Não pode

- Ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou de entretenimento.

- Áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes e praças de alimentação, hotéis e pousadas.

- Centros comerciais, bancos e similares.

- Supermercados, açougues, padarias, farmácias e drogarias.

- Repartições públicas, instituições de saúde, museus, bibliotecas e espaços de exposições.

- Veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis.

Onde pode

- Locais de culto religioso em que o uso do fumo faça parte do ritual.

- Nas instituições de tratamento da saúde que tenham pacientes autorizados a fumar pelo médico que os assista.

- Nas ruas e espaços ao ar livre.

- Nas casas das pessoas.

- Em estabelecimentos específica e exclusivamente destinados à venda e ao consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos, mas desde que essa condição esteja anunciada, de forma clara, na entrada

Opiniões diferentes do público

O casal de auxiliares contábeis Marcelo Eichenberg, 25, e Julia Dalarosa, 21, acha a lei antifumo um pouco radical. "É a mesma coisa que proibir quem estiver passando na rua de fumar", diz.

O dono de lanchonete Lenoir Araújo diz que não fuma e que mesmo sabendo que pode escutar reclamações da clientela é a favor da lei antifumo. "Se tiver que proibir totalmente, não vejo problema e acho até bom", afirma.

O analista de sistemas Vandoir Ferri, 32, não fuma, mas diz não acreditar na eficiência da lei. "Eu acho que vai ser mais uma dessas leis que ninguém vai cumprir". Ele questiona se haverá funcionários suficientes para fiscalizar.

Participação

O deputado Dado Cherem, que foi secretário da Saúde durante cinco anos, recebeu convite da equipe de televisão do presidenciável José Serra para ajudar na preparação dos programas aqui de SC. A ideia é fazer um comparativo antes e depois da passagem do presidenciável pelo Ministério da Saúde.

Gerais

Termina paralisação na Saúde do Estado

Após 11 dias, terminou ontem a greve dos servidores da Saúde em SC. A decisão foi tomada após uma reunião entre o comando de greve e o governo. Os serviços serão normalizados a partir de hoje. A diretora-geral, Rosina Santos, comprometeu-se a discutir a reestruturação da carreira.

De acordo com a presidente do sindicato dos trabalhadores, Edileuza Fortuna, a incorporação do abono será substituída pela reestruturação, possível em período eleitoral.

Estado recebe recursos de R$ 120 milhões
Investimento contempla compra de veículos, reformas e novos leitos

O governo do Estado anunciou, quinta-feira, o Pacote da Saúde, que contempla a compra de veículos e equipamentos, reformas e aquisição de prédios e abertura de novos leitos que representam um investimento de mais de R$ 120 milhões.

Durante o lançamento do conjunto de medidas, no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), foi feita a entrega de 26 ambulâncias e duas lanchas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 12 veículos para a Vigilância em Saúde e 84 aparelhos dermatoscópios.

– As lanchas serão usadas em uma parceria entre Corpo de Bombeiros e Samu – disse a coordenadora estadual do Samu, Cristina Machado Pires.

As primeiras reformas para modernização do sistema hospitalar serão nos hospitais Florianópolis, Governador Celso Ramos, Infantil Joana de Gusmão e o Regional de São José.

No interior do Estado, o pacote vai beneficiar os municípios de São Miguel do Oeste, Joinville, Lages, Ibirama, Maravilha, Ituporanga, Mafra, São Pedro de Alcântara, Canoinhas e Içara

O pacote

R$ 4,5 milhões para a abertura do Hospital Cepon, em Florianópolis, com 69 leitos

R$ 900 mil para aquisição de ônibus para coleta itinerante do Hemosc