BANCOS DE SANGUE

Ministério pede opinião para ampliar doaçõesO Ministério da Saúde abriu consulta para que brasileiros opinem via internet (www.saude.gov.br/consultapublica) sobre a proposta que prevê ampliar a faixa etária para doadores de sangue. O plano é que jovens de 16 a 17 anos (com autorização dos pais) e idosos de 65 a 68 anos possam doar sangue. Segundo o ministério, doadores geram 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano. Segundo recomendações da OMS, o Brasil precisa de 5,7 milhões de bolsas para manter estoques regulares.

Quem paga
Serafim Venzon (PSDB) apresentou projeto na Assembleia propondo empurrar a folha de pagamento dos hospitais não-públicos que atendem pelo SUS para o governo do Estado. Médico, Venzon diz que o Estado já vem ajudando esses hospitais com convênios.

Acompanhantes
Já Kennedy Nunes quer, também por projeto, que os hospitais conveniados com SUS, públicos ou não, deem um jeito de permitir a presença de acompanhantes para os pacientes com mais de 60 anos. Exceções seriam quando a presença não é permitida por recomendação médica.

Difícil
E Kennedy ainda deixou claro que leitos não podem ser fechados para atender seu projeto, caso vire lei. Se já está difícil encontrar lugar para quem está doente, que dirá para os acompanhantes.

PARALISAÇÃO

Hospital inacabadoUma greve de trabalhadores, que já dura 38 dias, está impedindo a conclusão do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. De acordo com os 10 grevistas, eles não recebem os salários desde abril da empresa responsável pela obra, a Concretil, de Itajaí. Quatro foram demitidos e não receberam os direitos trabalhistas. O grupo promete não sair do local enquanto não for resolvido o impasse, o que vai atrasar a entrega da obra reivindicada há anos pela comunidade.

O secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Vilson Bratkowski, disse que foram repassados R$ 17 milhões para a Concretil. O custo inicial da obra era de R$ 12,9 milhões. De acordo com o secretário, restam R$ 130 mil, mas isso será feito após a conclusão da obra.

São Miguel do Oeste