COMPLEXO ULYSSES GUIMARÃES

R$ 7,4 mi para concluir obraO Ministério da Saúde liberou ontem R$ 7,4 milhões para a conclusão das obras do Complexo Emergencial Ulysses Guimarães, anexo ao Hospital Municipal São José, em Joinville – a Prefeitura de Joinville tem a contrapartida de R$ 600 mil.

O dinheiro deve ser depositado na conta do Fundo Municipal de Saúde assim que a segunda parte das obras for registrada no Ministério da Saúde – o projeto inicial, que deu início às obras, está hoje no Ministério das Cidades.

Segundo o diretor do Hospital São José, Tomio Tomita, os R$ 8 milhões devem ser suficientes para concluir as obras da segunda parte do complexo. Segundo ele, as prioridades são a climatização do prédio, a rampa que liga o Hemosc ao segundo piso, o heliponto e a instalação do elevador, além da finalização física dos seis andares do prédio.

Há ainda a previsão de uma verba de R$ 5,2 milhões para ser liberada até fim do ano. Esse valor seria usado na compra de equipamentos. Segundo Tomio, serão necessários R$ 16 milhões para equipar o Ulysses Guimarães.

Para colocar em pé a primeira parte da obra do Ulysses Guimarães, onde hoje já funciona o pronto-socorro, foram gastos R$ 12 milhões.

JOINVILLE

GRIPE A

TJ suspende vacinação total em PapanduvaO Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ) suspendeu ontem a decisão que obrigava o governo estadual a fornecer vacinas contra a gripe A para os 17,6 mil moradores de Papanduva, no Planalto Norte. Apesar disso, a Prefeitura manterá o calendário de vacinação proposto para o feriadão.

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, funcionários do posto central vão imunizar a população hoje, amanhã e sábado, das 8 às 20 horas. O cronograma foi mantido porque a procuradoria municipal até ontem não havia sido notificada sobre a decisão. Ontem, a Secretaria de Saúde recebeu quatro mil doses por conta da decisão judicial determinada em abril. Cerca de 80% dos moradores já foram imunizados.

Na sentença em que revoga a vacinação total, o desembargador Domingos Paludo diz que o caso não cabe à Justiça estadual. Além de aceitar o pedido de suspensão da Procuradoria-geral do Estado, o TJ decidiu que o juiz Ezequiel Schlemper, de Papanduva, encaminhe o processo à Justiça Federal.

Conquista

A Assembleia aprovou ontem proposta do deputado Dado Cherem (PSDB) que coloca mais receita na saúde pública (R$ 70 milhões/ano) ao retirar o gasto com inativos do percentual obrigatório de 12%.

Na prática, o governo terá que achar outra fonte para custear o compromisso com pensões e aposentadorias. O dispositivo passa a valer a partir de janeiro de 2011, quando toma posse o novo governo

JOINVILLE

GERAIS

TJ suspende a vacinação para todosO Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu, ontem, uma decisão que obrigava o governo estadual a fornecer vacinas contra a gripe A para todos os moradores do município de Papanduva, no Planalto Norte, que tem 17,6 mil habitantes. Apesar disso, a prefeitura vai manter o calendário de vacinação. De acordo com a assessoria de imprensa, funcionários do Posto Central da cidade vão imunizar a população até sábado, das 8h às 20h.