icone facebookicone twittericone instagram

 

JOINVILLE

Inscrições para corrida contra o diabetes

 

 

A segunda corrida e caminhada Todos pelo Diabetes está com inscrições abertas em Joinville no domingo. Para participar do percurso de até dez quilômetros, interessados têm de comprar uma camiseta ecológica, feita de garrafas pet recicladas. Custa R$ 10 e está à venda em uma loja de esportes. Mais em www.corville.org.br.

DOENTES CRÔNICOS E GRIPE A

Vacinação com receita médica

 

 

Nem todos os portadores de doenças crônicas podem ser vacinados contra a gripe A no Estado. Têm acesso apenas pessoas com doenças que constam na lista do Ministério da Saúde. Quem toma medicamentos que afetam o sistema imunológico tem autorização para receber a vacina – desde que apresentem receitas médicas.

A informação é da gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Edi Mariana Sperandio. “Exemplo: pessoas que têm hipertensão isoladamente não estão incluídas na lista do governo. Os casos devem ser analisados um a um”. Ela destaca que quem ficar fora pode procurar as clínicas particulares.

Doses continuam disponíveis até o dia 21 a grávidas, crianças entre seis meses e dois anos, pessoas com doenças crônicas e os com idades entre 20 e 29 anos. Esta semana, a campanha começou para adultos entre 30 e 39 anos.

FOCOS DE DENGUE EM JOINVILLE

 

 

O número de focos de dengue encontrados em Joinville neste ano já é maior do que durante todo o ano passado. A informação é da Vigilância em Saúde da cidade, que contabilizou 49 focos desde janeiro. Em 2009, foram 43. Segundo a gerente do órgão, Jeane Vieira, o número ainda não assusta porque a proliferação do mosquito nesta época do ano não é tão intensa. “As ações continuam as mesmas. Nossos agentes de saúde e as equipes dos postos de saúde continuam trabalhando para evitar a proliferação desses focos.” O aumento é atribuído ao crescimento de focos nas cidades vizinhas e também à grande quantidade de chuva e de calor que favoreceram a proliferação do mosquito Aedes aegypt.

 

 

 

GRIPE A

Receitas médicas na mão

É importante informar os medicamentos usados, pois nem todos as doenças crônicas estão na lista do Ministério da Saúde

 

Nem todos os portadores de doenças crônicas podem ser vacinados contra a gripe A nos postos de saúde de Santa Catarina. Têm acesso à vacina apenas os pacientes com as doenças que constam na lista do Ministério da Saúde. Mesmo assim, as pessoas que tomam medicamentos que mexem com o sistema imunológico têm autorização para receber a vacina. Neste caso, é imprescindível a apresentação das receitas.

A informação é da gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Edi Mariana Sperandio. Segundo ela, os grupos de pessoas que estão recebendo a vacina são considerados pelo Ministério da Saúde como mais vulneráveis à doença. Eles foram definidos de acordo com a avaliação epidemiológica dos casos registrados no ano passado.

– Nem todo mundo que tem doença crônica pode receber a vacina nos postos de saúde. Nestes casos, depende muito do medicamento. Nossa orientação é para os pacientes levarem os medicamentos que eles usam ou as receitas. Por exemplo, pessoas que têm hipertensão isoladamente não estão incluídas na lista oficial do governo. São casos que devem ser analisados um a um – detalha Edi.

A gerente de Imunização destaca que as pessoas que não estão incluídas na lista do governo podem procurar as clínicas particulares para tomar a vacina. O site (www.dive.sc.gov.br) indica os locais credenciados e autorizados para comercializar a vacina.

Até o momento, não são comuns altos índices de incidência do vírus da gripe A em pessoas maiores de 60 anos. Pessoas com doenças crônicas, gestantes e crianças menores de dois anos são as mais vulneráveis. Mas ainda são necessários estudos mais aprofundados, que estão sendo realizados em todo o mundo para esclarecer o comportamento do novo vírus.

Vacinação continua até o dia 21 de maio

A vacinação contra a gripe A continua até o dia 21 para gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas aldeados e profissionais da saúde. Estão sendo vacinados também os adultos com idade entre 30 e 39 anos.

A expectativa é que 950 mil pessoas nesta faixa etária sejam vacinadas em SC. Da meta total de 2,8 milhões de pessoas, 60% já se vacinaram em Santa Catarina desde o início da campanha no dia 8 de março.

O diretor da Dive, Luis Antônio Silva, alerta para a situação das grávidas. Segundo ele, este foi o grupo que menos aderiu à campanha e o único que não alcançou 80% do total de vacinados.

Esta reportagem foi sugerida pela leitora Josiane Vaz, de São José. Envie sua sugestão para o e-mail
leitor@diario.com.br

diario.com.br
Confira a lista de doenças crônicas para a vacinação da gripe A

nanda.gobbi@diario.com.br

NANDA GOBBI

 

 

SC será palco de seminário

A Secretaria de Estado da Saúde, através da diretoria estadual de Vigilância Epidemiológica, promove, nos dias 13 e 14 de maio, o Seminário Macro-Sul para Atualização nas Recomendações para Terapia Antirretroviral 2010. O evento, no hotel Morro das Pedras, em Florianópolis, vai reunir especialistas no tema que atuam em importantes hospitais e universidades do país.

 

O Brasil foi um dos primeiros países a adotar políticas de saúde para a melhoria do atendimento prestado aos portadores de HIV/Aids. O Sistema Único de Saúde garante acesso universal e gratuito aos medicamentos usados no tratamento de Aids e, só em Santa Catarina, cerca de 11 mil pacientes fazem uso dos 19 antirretrovirais disponibilizados pelo SUS.