Visor

O ARCANJO
Está voando pelos céus de Florianópolis o “chefe dos anjos”. Desde ontem, às 10h, o Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros passa a contar com um helicóptero pela primeira vez na história da corporação.

As operações só eram realizadas pelas policias militar e civil. Os mais de 1,2 mil guardas-vidas em terra terão o vital apoio aéreo. O Arcanjo tem capacidade para transportar até seis pessoas, sendo dois pilotos, três tripulantes e uma vítima. Possui autonomia de voo para três horas e dois minutos e voa a uma velocidade equivalente a 180 Km/h. O helicóptero servirá também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Outra ação na área é a inauguração, hoje, da Central Integrada para o atendimento de urgências da Grande Florianópolis. Ela abrangerá a coordenação de ocorrências dirigidas aos bombeiros, Samu e Polícia Militar

EM OBRAS Hospital transfere pacientes

Os pacientes do Hospital Florianópolis, no Bairro Estreito, na Capital, serão transferidos para outras unidades durante a reforma da Emergência da instituição. O motivo é o ruído provocado pelas obras no local.

A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, está definindo os termos da transferência dos pacientes e também dos servidores do hospital responsáveis pelas alas a serem desativadas temporariamente.O atendimento aos pacientes que não estão internados, inclusive durante a reforma, será feito no hospital, em área adaptada para sediar a Emergência.

– Não existe nenhum risco estrutural. Nossa preocupação é, efetivamente, com o conforto dos pacientes, já que o barulho é constante e o gesso dos andares superiores, sensível ao impacto, vem provocando muita poeira nos ambientes – explica a Secretária Carmen.

Além das obras da Emergência, no andar térreo, também serão recuperadas as instalações do subsolo, as alas de internação clínica, internação cirúrgica, UTI e centro cirúrgico do Hospital Florianópolis.Posteriormente, segundo a Secretaria de Saúde, será construído um prédio anexo, com capacidade para 130 novos leitos.

NOTIFICADA
Casan deve se adequar
Empresa tem de fazer melhorias em estação de tratamento em Palhoça até fevereiro

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) tem até o início de fevereiro para responder a notificação por irregularidades na estação de tratamento (ETA) de Palhoça e na captação de água nos mananciais - nascentes - Cubatão e Pilões.

A fiscalização foi feita em dezembro do ano passado, em uma ação conjunta da Vigilância Sanitária Estadual com as Vigilâncias municipais de Florianópolis, São José, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz.

O ato foi supervisionado pelo Ministério Público. Segundo a Vigilância, não há risco iminente para os usuários, por isso a ETA não foi interditada. No início de fevereiro, será feita uma reunião com o Ministério Público para definir quais medidas judiciais serão tomadas, caso a empresa não atenda às solicitações.

De acordo com a fiscal da Vigilância Sanitária de Santo Amaro da Imperatriz, Andréia Borges, foram encontrados produtos químicos com o prazo de validade vencido e sem identificação no Laboratório da estação de tratamento.

Além disso, a estrutura física do local e da captação dos mananciais citados na notificação está precária, podendo, futuramente, prejudicar a qualidade da água.A diretora metropolitana da Casan, Adeliana Dal Pont, informou que reconhece o trabalho da Vigilância e vai acatar todas as solicitações. A Companhia contratou uma empresa especializada para dar o destino adequado aos produtos químicos.Com relação às obras, na estrutura física, a Casan vai solicitar um prazo maior, porque a realização depende de licitação. Estão em andamento a pintura da estação de tratamento e melhoramento dos filtros.

MAYARA RINALD

Perigo

Pois é, o governo do Estado corre o risco de perder recursos federais porque esta inadimplente com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar. Não prestou contas de R$ 3 milhões do programa de cozinhas comunitárias. Não resolvendo até 28 de janeiro não poderá assinar convênios. De cara perde R$ 5 milhões para o acesso do aeroporto Hercílio Luz. A senadora Ideli Salvatti pede o empenho do governador Luiz Henrique. Os R$ 15 milhões para o helicóptero do Samu e Corpo de Bombeiros correm risco.

SES transfere pacientes do Hospital Florianópolis enquanto executa obras

21 de Janeiro de 2010

A Superintendência de Hospital Públicos da Secretaria de Estado da Saúde informa que, durante a reforma da Emergência do Hospital Florianópolis, no bairro Estreito, os pacientes serão transferidos para outras unidades, em função do ruído provocado pelas obras. A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, está definindo os termos da transferência dos pacientes e também dos servidores do HF responsáveis pelas alas a serem desativadas temporariamente.

O atendimento aos pacientes que não estão internados, inclusive durante as obras, será realizado no HF, em área adaptada para sediar a Emergência. "Não existe nenhum risco estrutural. Nossa preocupação é, efetivamente, com o conforto dos pacientes, já que o barulho é constante e o gesso dos andares superiores, sensível ao impacto, vem provocando muita poeira nos ambientes", explica a Secretária Carmen.

Além da reforma da Emergência, no andar térreo, também serão recuperadas as instalações do subsolo, as alas de internação clínica, internação cirúrgica, UTI e centro cirúrgico do Hospital Florianópolis. Posteriormente, será construído um prédio anexo, com capacidade para 130 novos leitos.

Secretaria de Estado da Saúde