São José

Carlito Merss (PT) acertou ontem com Ideli Salvatti (PT) uma ida a Brasília no início de fevereiro. Lá vão bater no Ministério da Saúde para acertar da liberação dos R$ 13,2 milhões para o Hospital São José (o dinheiro é para a conclusão do Complexo Emergencial Ulysses Guimarães). “ Conversei com o ministro José Gomes Temporão, que se comprometeu a empenhar o dinheiro antes de junho, que é o último prazo para a liberação de dinheiro antes das eleições ” , disse Ideli Salvatti, que colocou dinheiro da cota que tem direito como senadora na obra, durante visita a Joinville.

R$ 2,2 milhões

Outro desafio de Carlito Merss e Ideli Salvatti no Ministério da Saúde é garantir o pagamento de cerca de R$ 2,2 milhões ao Hospital São José. O dinheiro é atribuído aos transplantes renais realizados na unidade e que acabaram não sendo pagos ao longo do último ano. Agora, com a volta do credenciamento, o prefeito e a senadora acreditam que há meios legais de recuperar o dinheiro. Alguma coisa até pode ser liberada em 2010. Mas a maior parcela da grana deve ser mesmo liberada entre 2011 e 2012. É sempre assim.

Colunista Cacau Menezes-

Vulnerável

Uma goteira na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Caridade, na Capital, provocou ontem a suspensão de cirurgias. O vazamento comprometeu um dos disputados leitos da Unidade

ARTIGOS

Dia do farmacêutico, por Gerson Appel*

A Farmácia é uma das mais antigas ciências da história da humanidade, que se dedica à arte da pesquisa e do preparo de medicamentos há milhares de anos. Registros históricos revelam que, há mais de 2.600 anos, os chineses manipulavam remédios extraindo substâncias das plantas, assim como os egípcios, os gregos e outros povos. Após, surgiram os alquimistas, que utilizavam a química na preparação de medicamentos, transformando substâncias naturais em produtos aperfeiçoados e úteis à saúde. A partir de então, surgiram as primeiras fórmulas magistrais, os primeiros estabelecimentos que manipulavam medicamentos e os profissionais denominados farmacêuticos.

Hoje, 20 de janeiro, é a data em que se comemora o Dia do Farmacêutico, um profissional essencial para a qualidade de vida das pessoas. Sua profissão evoluiu de acordo com as necessidades da sociedade. No Brasil, o padre José de Anchieta, que dedicou parte do seu trabalho como misionário à pesquisa e ao estudo de plantas medicinais, é considerado o primeiro farmacêutico da terra.

Um dos destaques dessa profissão é a atividade denominada assistência farmacêutica, pela qual o paciente é corretamente orientado quanto à utilização e os cuidados dos medicamentos personalizados, e os médicos informados, tecnicamente, sobre as possíveis associações de substâncias, dosagens, farmacologia, modo de usar e interações de medicamentos. Por tudo isso, esses profissionais tornam-se excelência em seu trabalho, dedicando sua vida à preparação de medicamentos individualizados e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida da população.

* Farmacêutico