Visor

PRESSÃO

A senadora Ideli Salvatti (PT) ligou sexta-feira para o Ministério da Saúde para falar sobre a liberação de recursos para o Hospital São José, de Joinville. Ao receber a informação de que seria atendida pela secretária-executiva do ministério, Márcia Bacit, não resistiu:

– Por acaso o ministro (José Gomes) Temporão está no exercício do combate à hipertensão.

LAYOUT

O Arcanjo está fora de operação. Mas é por um bom motivo. O helicóptero utilizado para resgates pelo Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado da Saúde retorna às operações no próximo dia 10, de cara nova, todo pintado em vermelho, branco e amarelo, com os logotipos do Corpo de Bombeiros Militar (193) e do Samu (192). Nos quatros meses em que auxiliou os bombeiros, a aeronave socorreu pelo menos 180 pessoas

Serviço

Saúde - O 4º Encontro Unisul sobre Saúde Mental "O eu, o outro e a mente" recebe inscrições até 7 de maio. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, das 8h às 22h, no auditório C do campus da Grande Florianópolis, na Pedra Branca, em Palhoça. É promovido pelos cursos de Psicologia e Naturologia Aplicada, coordenado pelos professores Fred Mendes Stapazzoli Junior e Maria do Rosário Stotz. O encontro tem como objetivo capacitar pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados para intervenções profissionais qualificadas em saúde mental, além de proporcionar um ambiente de debate e troca de experiências. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisul.br/eventos. Informações pelo telefone (48) 3279-1084 (48) 3279-1084      ou pelo e-mail unisulsaudemental@gmail.com

ARTIGOS

Gripe A: novo desafio, por Jussara Fiterman*

Voltam à mídia notícias sobre a gripe A. Com a proximidade dos meses de inverno, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país, médicos e outros profissionais de saúde estão atentos à possibilidade de uma nova epidemia desta enfermidade. Por seu grande potencial de transmissibilidade e morbidade significativa ao colocar em risco, principalmente, a população jovem, a exemplo do que ocorreu em 2009, os meios de comunicação devem dar ênfase à educação em relação aos cuidados para o enfrentamento da gripe A. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia está engajada no processo de informação e educação nas distintas regiões do país e coloca-se, amplamente, à disposição da população brasileira.

Até o dia 20 de abril, o Ministério da Saúde já contabilizava 30 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe. Embora as metas tenham sido alcançadas entre as crianças (88% de população atingida) e os profissionais de saúde (100% imunizados), outros grupos ainda estão aquém das expectativas.

Mesmo antes de encerradas todas as etapas, podemos afirmar que, sem dúvida, esta é uma grande campanha de vacinação.

Com toda esta estrutura, os cuidados amplamente divulgados no ano passado continuam valendo e são da máxima importância. As principais recomendações para a prevenção da transmissão são lavar as mãos com água e sabão com frequência; cobrir o nariz e a boca ao tossir; procurar não colocar a mão nos olhos, boca ou nariz; não compartilhar alimentos e utensílios, e evitar aglomerações ou ambientes pouco ventilados.

Compreendemos que, neste momento, mais uma batalha está começando. Juntos, e sintonizados com a população, com certeza, poderemos atravessar este caminho com serenidade, maturidade e responsabilidade.

* PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA