icone facebookicone twittericone instagram

AN PORTAL

78 focos de dengue
Dobrou o número de focos do mosquito Aedes aegypti (aquele que transmite a dengue) em Joinville. Entre janeiro e dezembro, os agentes da Vigilância em Saúde identificaram 78 focos, o que fez disparar o alerta para a possibilidade de uma epidemia.


Fiscalização
Os números da Vigilância em Saúde dão uma ideia do aumento de casos. Em 2009, entre janeiro e dezembro, houve o registro de 43 focos de dengue em Joinville. Em 2008, foram 33 focos. A boa notícia é que hoje não há ninguém com a doença na cidade. E os casos registrados ao longo do ano eram “importados”. O cidadão viajou para outra cidade e voltou com a doença.


 

Visor


FILA NO INFANTIL
O futuro secretário de Estado da Saúde, Dalmo Oliveira, fez algumas revelações ainda mais preocupantes sobre a estrutura dos hospitais públicos em Santa Catarina durante sua participação no Conversas Cruzadas da TVCOM, quarta-feira à noite. Uma das principais é a falta de médicos especialistas em algumas áreas.

Segundo ele, o Hospital Infantil Joana de Gusmão possui, hoje, cerca de 4 mil crianças aguardando na fila para uma cirurgia com um otorrinolaringologista (especialista em garganta, ouvidos e nariz). No atual ritmo, seriam necessários cerca de quatro a cinco anos para atender a todos. Isto se não entrar nenhuma uma nova criança na lista de espera.