No Regional
Na visita de hoje de Pavan e do secretário da Saúde, Roberto Hess, a Joinville, o pessoal da Saúde municipal vai reforçar pedidos para que sejam preenchidas as escalas de plantão de fim de ano. É que se faltar médico no Regional, vai sobrar para o São José e PAs e a rede de emergência a ser criada hoje não vai funcionar. Pavan também vai fazer inaugurações.

De terceiros
Na semana passada, depois da entrega do acelerador linear, Carlito Merss ouviu um relato informal sobre o cadastro dos bens do Hospital São José. Agora, até as máquinas de terceiros estão catalogadas. Há serviços prestados dentro do hospital por clínicas privadas que fornecem os equipamentos. E ganham conforme a tabela SUS. O sistema vem de anos e não é novidade para ninguém. Mas mostra que a privatização na saúde, seja por meio de organizações sociais ou não, já anda por aí faz tempo.

Fazer o quê? (1)
Angelita Toledo, assessora da deputado Luci Choinacki (PT), sentiu na pele o que a burocracia pode fazer com quem sofre um problema de saúde. Ela torceu o pé esquerdo, durante a semana que passou, quando saía de um ônibus na Avenida Mauro Ramos, na Capital, incidente em parte causado pelo “generoso” degrau que o usuário tem que vencer para ir à calçada.

Quando chegou ao seu destino, a sede do Diretório Regional do PT, mal conseguia andar porque o pé e o tornozelo estavam bastante inchados. Os colegas que a receberam ligaram, então, para o Samu e pediram atendimento.

Fazer o quê? (2)
Foram comunicados, por telefone, que o Samu não atende este tipo de chamado, incluído em uma extensa lista de supostos trotes.

Angelita foi levada, de carro, para a Emergência do Hospital Celso Ramos. Na triagem, funcionários disseram que só poderiam atender se ela chegasse de ambulância. Angelita só teve o recurso de ir para casa, sem que nenhum destes servidores, que falaram com quem tentou ajudá-la, dissesse que, há poucos quilômetros dali, se é que dá tudo isso, há uma policlínica municipal na Avenida Rio Branco. Tomara que tenha sido um episódio isolado. Ou o negócio é ter plano de Saúde ou rezar.