OPINIÃO DE A NOTÍCIA

Mais prevenção

Ações de conscientização com as realizadas ontem no bairro Iririú devem ser realizadas com mais frequência em Joinville. Agentes de unidade municipal de saúde fizeram uma representação, com ataduras e líquidos que imitavam sangue, dos ferimentos causados em motociclistas. A percepção geral é de que todos sabem dos riscos do trânsito, em especial para quem trafega com motos. Mas quanto maior for a lembrança da necessidade de atenção no trânsito, mais pessoas estarão alertas.

No início da década, Joinville contava com pouco mais de 20 mil motocicletas e motonetas. Hoje, o Detran informa a existência de mais de 60 mil desses veículos emplacados na cidade. Um crescimento avassalador, muito acima da média do avanço da população. O maior número de motos evidentemente levou a maior ocorrência dos acidentes com os veículos de duas rodas. Desde meados da década, os motociclistas são as principais vítimas dos acidentes de trânsito em Joinville, tomando dos ciclistas e pedestres a lideranças desse ranking. Como é sabido em toda a cidade, os acidentes com moto se encarregaram de lotar os já limitados serviços de saúde, em especial o pronto-socorro do Hospital São José.

Como as motos vieram para ficar e colaboram na mobilidade e trabalho de milhares de pessoas, é preciso conscientizar. Não só os motociclistas, mas também os demais atores do trânsito, ou seja, quase todo mundo.

SAÚDE PÚBLICA
Hemosc precisa de sangue tipos A e O negativos

O Hemocentro de Joinville precisa com urgência de sangue dos tipos A e O negativos. O estoque de segurança está abaixo do limite desses dois tipos. Há risco de cancelamento de cirurgias eletivas. O Hemosc de Joinville funciona anexo ao Hospital São José. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, sem fechar para almoço.

Em dobro
O MP e a Secretaria de Estado da Saúde estão juntos para tentar eliminar a cobrança em duplicidade pelo SUS, isto é, evitar que o mesmo serviço seja cobrado duas vezes junto ao SUS. Ainda não foi especificado como esse trabalho será realizado no Estado