icone facebookicone twittericone instagram

A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), por meio do Núcleo de Formação Técnica, completou 30 anos no último domingo, 09 de julho. Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Escola tem construído um crescente legado no cenário da Educação em Saúde para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina.

Nessas três décadas, foi responsável pela formação de mais de 45 mil trabalhadores, contribuindo de forma significativa para o incremento da qualidade dos serviços prestados na assistência à saúde pública da população catarinense.

Diversas ações já foram executadas, porém ainda há muito a se fazer. Para melhorar ainda mais a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a área esta trabalhando para potencializar as experiências vivenciadas pelos estudantes-trabalhadores nos processos de ensino e aprendizagem, estimular novos conhecimentos e o desenvolvimento intelectual, criativo, crítico e de competência, além de colaborar para o desenvolvimento dos perfis profissionais dos trabalhadores do SUS.

Como surgiu a Escola

A partir da publicação da Lei Complementar nº 091, em 09/07/93, foi criado o Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde (CEDRHUS), onde estava inserida a Escola de Formação em Saúde (EFOS). Em 2003, a EFOS passou a ser uma gerência subordinada à Diretoria de Recursos Humanos (DIRH). No início do ano de 2007 ocorreu uma reestruturação ficando a EFOS vinculada à Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS).

Como Formação Técnica, a Escola integra a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS), destinada à formação técnica e qualificação dos trabalhadores que atuam no SUS. Em 2016 foi inaugurada a nova sede da Escola, com uma estrutura de cinco andares, os quais contemplam laboratórios de enfermagem e de informática, biblioteca, auditório, salas de aula e salas administrativas. A estrutura foi criada para atender as necessidades dos cursos oferecidos, melhorando o acolhimento e aprimorando a qualidade do ensino oferecido pela Escola.

Em 2019, a EFOS passou a ser uma Coordenação, permanecendo vinculada à DEPS. Dois anos depois, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) passou por processo de reorganização interna e integração, na busca de fortalecimento de sua estrutura para atuação nos contextos regional, estadual e nacional. Dessa forma, a Escola assumiu as atribuições da DEPS, substituindo-a na estrutura organizacional da SES. Nesta estrutura, a EFOS passou a ser denominada Núcleo de Formação Técnica, mantendo as funções desempenhadas.