O bloqueio de diversos trechos de rodovias no estado de Santa Catarina, em virtude das manifestações contra o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, prejudica a distribuição de vacinas. Na manhã desta segunda, 31, 91.192 doses de vacinas saíram da Central Estadual de Rede de Frio, que fica localizada em São José, para serem distribuídas para as Centrais Regionais de Araranguá, Criciúma e Tubarão. No entanto, as vacinas não chegaram ao destino final.

O diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, explica que o transporte com as vacinas saiu da Central Estadual um pouco antes das 8 horas da manhã, mas acabou retido no engarrafamento por duas horas, sendo obrigado a retornar a central. “Infelizmente, o nosso motorista não conseguiu seguir o trajeto planejado devido às manifestações. Ele precisou retornar à nossa Central Estadual e garantir que nenhuma dose fosse perdida”, assinalou o diretor.

Entre as vacinas que estavam sendo transportadas estavam 83.275 doses de vacinas de rotina como a vacina contra a febre amarela, poliomielite, pentavalente, meningocócica, tríplice viral entre outras, além de 7.917 doses de vacinas contra a Covid-19.

Outras remessas que haviam sido programadas para os proximos dias seguem suspensas até que a situação se normalize. No curto espaço, nenhum município apresenta falta de imunizante, mas se a situação dos bloqueios se prolongar, haverá risco de desabastecimento. A SES, vinculada ao planejamento estratégico do governo do Estado, esta preparando um plano de ação, com apoio de outros órgãos governamentais, no caso da situação se prolongar.