icone facebookicone twittericone instagram

O Teste do Pezinho é fundamental para a detecção de doenças que podem impactar o desenvolvimento dos bebês no período mais vulnerável – os primeiros meses de vida. No Estado, são mais 1.200 unidades de saúde que realizam o procedimento. O treinamento de profissionais para a coleta e detecção acontecem periodicamente, e nesta quarta feria,19, voltaram a ser realizados de forma presencial, após o período de pandemia.

O curso de Qualificação de Multiplicadores da Triagem Neonatal de Santa Catarina, foi organizado pela Diretoria de Atenção primária a Saúde (DAPS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho. Foram cerca de 80 participantes vindos de todo Estado, neste ano também estiveram presentes os profissonas do Distrito Sanitário Especial Indígena – Interior Sul.

O secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, participou do encerramento do curso, e ressaltou a importância da qualificação dos profissionais. O momento também foi de homenagear os municípios do Estado que atingiram excelência na realização do teste do pezinho. Como critérios de avaliação foram analisados os desempenhos nas coletas e a gestão da Atenção Primária à Saúde. Neste ano foram 17 municípios homenageados, são eles: Concórdia, Rio do Sul, Videira, Orleans, Maravilha, Araranguá, Itajaí, Garopaba, Brusque, Capinzal, Balneário Barra do Sul, Gravatal, Pinhalzinho, São Bento do Sul, Lages, Guaramirim e Ponte Serrada.  

O Teste

A triagem neonatal biológica, chamada de “Teste do Pezinho”, é um conjunto de exames feitos a partir de gotas de sangue coletadas da região do calcanhar de crianças recém-nascidas. O objetivo do exame é o diagnóstico precoce de doenças que possam comprometer seriamente o desenvolvimento da criança ou levá-la à morte, já que, se descobertas e se tratadas a tempo, tem reduzidas as chances de mortalidade e da possibilidade de sequelas graves.
Até setembro deste ano foram realizados, no estado 69.884 exames em recém-nascidos Atualmente o teste do pezinho garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina tem capacidade de diagnosticar sete tipos de doenças: fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; fibrose cística; doença falciforme e outras hemoglobinopatias; deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal.