icone facebookicone twittericone instagram

Entre os meses de março a agosto deste ano, na Macrorregião de Saúde do Grande Oeste, a demanda reprimida por consulta em Cirurgia Geral Adulto diminuiu de 884 para 181 pacientes, além das novas consultas agendadas mensalmente, de acordo com a Central Estadual de Regulação Ambulatorial. A redução de 79,5% foi possível por meio de uma reestruturação do processo de encaminhamento de consultas da região.

Há 16 prestadores contratualizados que realizam consultas em cirurgia geral adulto na macrorregião. Os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) identificaram que, devido as pactuações vigentes, grande parte da demanda de pacientes concentravam-se em apenas dois prestadores, ficando os demais com agendas ociosas ou não disponibilizadas à Central.

O secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, explica a estratégia montada para diminuir a demanda reprimida por consulta na região. “Abrimos do acesso de marcação de consultas de cirurgia geral adulto independente das pactuações, unificamos as agendas ambulatoriais, identificamos as demandas reprimidas e notificamos os prestadores dos serviços. Como resultado, foi possível aumentar a oferta para 623 consultas mensais, diminuindo consideravelmente a fila de espera para 181 pacientes em agosto, lembrando que a demanda não é estática, todos os meses ela se retro alimenta com novas consultas de rotina inseridas”.

Ainda, foram identificados e repatriados pacientes do Grande Oeste que estavam aguardando essas mesmas consultas em hospitais da Grande Florianópolis. Os pacientes foram atendidos mais próximos de sua residência, reforçando o processo de regionalização da saúde.