Em visita a Joaçaba na tarde desta quinta, 30, o governador Carlos Moisés autorizou duas ações de infraestrutura muito aguardadas pela população do município. Como primeiro ato, foi realizado o repasse de R$ 2,6 milhões para elaboração do projeto do contorno viário da cidade, ligando a SC-150 com a BR-282. Quando pronta, a obra retirará grande parte do tráfego pesado da parte urbana.

Além disso, o prefeito Dioclésio Ragnini assinou a ordem de serviço da primeira obra do Plano 1000 na cidade. Trata-se da pavimentação do acesso à comunidade de Santa Clara a partir da BR-282, com um investimento de R$ 4,9 milhões.

1012

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Em coletiva de imprensa, o chefe do Executivo estadual destacou que os investimentos realizados pela atual gestão independem de bandeiras político-partidárias. Ele lembrou que o Plano 1000 tem por objetivo o repasse de R$ 1 mil por habitante para a realização de obras estruturantes.

“Estamos investindo em políticas públicas e projetos de infraestrutura que vão resultar em oferta de emprego e renda, com melhoria na qualidade de vida para todos os catarinenses. O prefeito escolhe e qualifica o projeto, e o Estado atua como parceiro. Estamos conseguindo fazer isso após reduzir o tamanho da máquina pública para fazer a verdadeira descentralização dos recursos”, afirma o governador.

1013

Sobre o projeto do contorno viário, o prefeito Dioclésio lembrou que a demanda já havia sido apresentada ao governador em uma audiência em Florianópolis. “Hoje tivemos a grata satisfação de receber estes recursos que havíamos reivindicado lá atrás. Vamos fazer o tão sonhado projeto do anel viário, a partir de Luzerna no sentido Oeste. Queremos fazer isso o mais rapidamente possível para, então, trabalhar junto ao Governo do Estado para viabilizar a execução da obra”, conta o prefeito.

Visita ao Hospital Universitário Santa Terezinha

1014

Com cerca de 85% dos atendimentos realizados pelo SUS, o Hospital Universitário Santa Terezinha é referência para 64 municípios das regiões Serrana, Meio-Oeste e Oeste. O governador aproveitou a sua passagem para conhecer a estrutura, que já recebeu R$ 198 milhões em apoio do Governo do Estado desde 2019. Atualmente, a unidade integra a Política Hospitalar Catarinense (PHC) com o porte 5, podendo receber até R$ 1,5 milhão por mês.

O diretor-geral do hospital, Alciomar Marin, fez um agradecimento ao governador pela parceria ao longo dos últimos anos e aproveitou para mostrar o projeto da criação do novo centro materno-infantil, que começará a ser construído ainda em 2022. “As parcerias são efetivadas conforme as demandas e necessidades do hospital. É importante dizer que nós participamos da construção da PHC, junto com a Secretaria de Saúde. Essa política é fundamental para dar uma melhor condição de custeio”, diz Marin.

A visita em Joaçaba foi acompanhada pelos deputados estaduais Valdir Cobalchini e Romildo Titon.

1015

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria de Estado da Comunicação - SECom