Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta a quantidade de procedimentos realizados de cirurgia do aparelho geniturinário, que engloba rim, ureter e bexiga. São 9.936 cirurgias anotadas pela Regulação. Foram 3.483 em 2019, 3.307 em 2020 e 3.146 em 2021 – uma média de 9 a 10 eletivas ao dia. Só no ano de 2022 já existe 229 procedimentos aguardados e 1.515 consultas agendadas. Os dados são da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação e refletem a realidade dos hospitais próprios da SES.

WhatsApp Image 2022 03 11 at 18.00.11

No final do ano passado, o Governo também colheu um resultado histórico nesta gestão, quando passou a gerenciar a terapia renal substitutiva em todo o Estado e contar com uma política de atenção ao cuidado do doente renal crônico. Essa política foi desenvolvida através de um pacto de cooperação técnica entre o poder público, serviços renais e pacientes.

A regulação de todos os estabelecimentos de Terapia Renal Substitutiva – duas instituições na Foz do Rio Itajaí, três na Grande Florianópolis, três no Grande Oeste, seis no Meio Oeste e Serra Catarinense, sete no Planalto Norte e Nordeste, cinco no Sul e quatro no Vale do Itajaí – passaram a ser responsabilidade do Estado.

É um investimento de cerca de R$ 46 milhões na área. A SES tem destinado cerca de R$ 3,9 milhões ao mês para clínicas, mediante produção. Hoje, a TRS corresponde a mais de 5% das despesas do SUS com atenção à saúde de média e alta complexidade.

Confira os estabelecimentos gerenciados pela SES para tratamento renal

Foz do Rio Itajaí
Associação Renal Vida Itajaí