Nesta sexta-feira, 4 de março, a última etapa do processo de contratação da Organização Social que assumirá o serviço do SAMU foi concluída. A FAHECE passará a ser oficialmente a OS que integrará a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, após entregar a melhor proposta técnico financeira no Edital.
Na prática, a OS já fazia a função desde o primeiro dia de janeiro, quando assinou contrato emergencial com a SES por seis meses. A partir de agora, o contrato deixará de ser emergencial e passará a ter validade de 1 ano, podendo ser renovado por mais 1 ano.
"Até agora, a gestão compartilhada tem se mostrado benéfica pro serviço e pros profissionais. Temos números que evidenciam isso, com recordes de atendimento nas primeiras semanas do ano. E, de uma maneira geral, dará a garantia para a FAHECE implantar melhorias na gestão e na operacionalização da atividade que não foram possíveis por conta do período de contratação emergencial de 6 meses, pois agora o contrato será mais longo, podendo chegar a 24 meses", destacou o Superintendente da Urgência e Emergência Diogo Bahia Losso.
Ao todo, até o dia 3 de março, o SAMU já atendeu 28.110 ocorrências com envio de ambulâncias.
+ Veículos + Condições
Além das exigências contidas no novo contrato e da contumaz fiscalização do Governo, acordou-se também que o serviço terá a ativação de três novas Unidades de Suporte Avançado. Uma ambulância em Brusque, uma em Videira e uma segunda em Joinville. Também haverão e serão cobradas melhorias em instalações físicas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina é o único da região Sul do país a englobar 100% da população até hoje.