São mais de 15 mil procedimentos entre cirurgias e consultas relacionados à otorrinolaringologia em dois anos, de acordo com dados levantados pela Secretaria da Saúde e divulgados nesta quinta-feira, 3 de março, quando se comemora o dia nacional do otorrino. Foram cerca de 7,6 mil consultas e 7,7 mil cirurgias eletivas na área. A especialidade tem como foco os ouvidos, o nariz, a garganta e toda a circunferência da cabeça e pescoço.
Neste ano, o Hospital que mais realizou consultas com otorrinos na rede pública foi o Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville. Foi também a unidade que mais atendeu consultas otorrinolaringológicas no ano passado – 2.539 em 365 dias. Quanto as cirurgias eletivas realizadas em vias áreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço, o relatório da SES mostrou 7.760 procedimentos, sendo mais de 2 mil sendo realizados na Grande Florianópolis.
“É uma área muito rica, com muitas alterações e infecções nessas regiões, que necessitam às vezes de uma abordagem com utensílios especiais, equipamentos especiais, para verificação e diagnóstico mais correto”, observou a otorrinolaringologista pediátrica Janaina Jacques. “Por exemplo, no ouvido se tem várias infecções, alterações, principalmente em crianças, em relação a tubos de ventilação da questão auditiva e do desenvolvimento da fala. Tudo isso passa pelo otorrino, assim como a indicação de aparelho auditivo e as cirurgias com implantes cocleares”, acrescentou.
Problemas relacionados à laringe, ao olfato e aos sentidos também são áreas comuns da especialidade, cita a Dra. Janaina. "E percebo que o trabalho com crianças é mais gratificante, no dia a dia, pois é possível ver uma energia e uma recuperação muito mais rápida do que em adultos. Existe uma resposta positiva quase sempre", concluiu. Janaina Jacques é otorrinolaringologista do Hospital Infantil Joana de Gusmão.
Atualmente, a Secretaria conta com otorrinos em 10 hospitais Estado e um em Regulação. O dia nacional do otorrinolaringologista foi decretado em 2015 e se comemora todo dia 3 de março.