O Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, comemora nesta sexta-feira, 25, seu aniversário de 35 anos de serviços de saúde prestados à população. Durante a cerimônia de aniversário ocorrida hoje foram inaugurados três novos quartos do Centro Obstétrico da maternidade, no modelo PPP (pré-parto, parto e pós-parto), o que aumentará a capacidade de atendimento em 43%.

A maternidade do Regional é reconhecida pelo tratamento humano às gestantes e é referência em neonatologia, com mais de 103 mil partos foram realizados até hoje. Cerca de 300 por mês. Com o aumento do Centro Obstétrico, esse número pode ser ainda maior.

Ao todo, três portas de emergência 24 horas, ambulatórios de diversas especialidades e cada vez mais ofertas de serviços de saúde. O Hospital Regional é referência em trauma e ortopedia, além de fazer transplante ósseo. Durante a pandemia, a Unidade também foi destaque em SC, como um dos hospitais com maior número de recuperados, 1.954, além de mais que dobrar o número de leitos ativos para o cuidado aos pacientes com Covid-19. Os leitos de enfermaria também aumentaram de 260 para 332.

De acordo com boletim do Hospital, o Regional avaliou 20.817 pacientes na pandemia que apresentavam sintomas respiratórios similares à Covid-19. Confirmou 2.498. Recuperou 1.954.

“Além de tudo, nós tivemos durante a pandemia um aumento de 45% no volume de pacientes que chegaram à emergência com fraturas. No ano passado, 3.420 internações, o que corresponde a uma média de 285 mensais. Um recorde comparado aos últimos quatro anos”, destacou o diretor do Hospital, Daywson Koerich. Em ortopedia, o número de cirurgias em ortopedia também aumentou. Foram 3.312 procedimentos, 1.032 a mais do que em 2021.

– Tempo de internação

Durante os últimos anos, o tempo médio de permanência dos pacientes internados no hospital também caiu de 10 dias para 5 dias de 2018 para 2021. “São resultados frutos de um trabalho e de investimentos que priorizam as necessidades dos pacientes”, concluiu Daywson.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Secretaria de Estado da Saúde - SES