Captura de Tela 29

Santa Catarina passa a contar com uma nova atualização do Vacinômetro a partir desta sexta-feira, 11 de fevereiro. Ele continuará disponível no link e no site. A novidade está nos indicadores de cobertura de dose reforço para população acima de 60 anos e população acima de 18 anos.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, os dados do novo Vacinômetro servirão de base para uma nova matriz de avaliação de risco potencial, que também está em fase de finalização e deverá ser apresentada a partir da semana que vem em reunião do COES e da CIB.

“Foram incluídas funcionalidades que permitem monitorar a cobertura vacinal da dose de reforço para a população adulta (a partir dos 18 anos) e para a população idosa (a partir dos 60 anos). A cobertura da dose de reforço para a população acima de 60 anos fará parte a partir da próxima semana dos indicadores da Matriz de Risco Potencial Regionalizado, que será divulgada no COES no próximo dia 15 de fevereiro, devendo ser efetivamente aplicada a partir do sábado do dia 19 de fevereiro”, apontou Macário.

O superintendente pediu para que aqueles com mais de quatro meses de aplicação da última dose também procurem os postos de vacinação espalhados pelos 295 municípios catarinenses, pois o reforço é fundamental para manter proteção contra a Covid-19.

Atualizações e consultas

Aberta a todos os catarinenses, o Vacinômetro conta com uma distribuição de 15 páginas, sendo 14 delas utilizadas para evidenciar filtros de análise por vacina, município, período, regional, faixa etária, grupo prioritário e esquema vacinal por população. Os dados são separados entre primeira, segunda, dose única, dose de reforço e dose adicional. O site contabiliza as pessoas vacinadas entre 5 anos até mais de 80 anos.

Nos últimos dias, a SES atuou ao lado do Ministério da Saúde na resolução dos problemas de atualização de dados que ainda ocorriam como consequência do ataque hacker sofrido pelo MS no dia 8 de dezembro de 2021. Com isso, recuperaram-se dados de vacinação em crianças de 5 a 11 anos, que agora mostram que 112.881 crianças já receberam a primeira dose, o que representa 17,5% de cobertura vacinal nesta faixa etária.

Acesse aqui e confira a nova atualização: