Mxico

Na madrugada do último sábado, 29, foi realizada a terceira captação de órgãos deste ano, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em  São Miguel do Oeste. O procedimento começou por volta das 23h30 de sexta-feira. Foram quase 4 horas de cirurgia. Os órgãos captados no procedimento foram:  fígado, rins e córneas. A doação poderá beneficiar até 5 pessoas.  Profissionais do Hospital Regional e uma equipe de Florianópolis – com o auxílio da Força Aérea Brasileira - participaram do processo de captação.

Doação órgãos.jpeg

Para a gerente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e presidente da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital Regional, Andréia Fiorini, o número de captações é reflexo do engajamento da equipe no que quis respeito ao acolhimento à família do paciente. “A equipe multidisciplinar acolhe quem está sentindo a dor da perda. Mas, também tem o papel de conscientizar sobre quem está do outro lado – precisamos falar sobre a esperança de vida para quem precisa de uma doação”. Só em janeiro foram realizadas três capatações que beneficiarão até 15 pessoas.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o processo de doação de órgãos não é muito demorado. “No momento em que a família autoriza a doação temos um prazo de, em média, 18 horas para fazer a captação. Mas, o processo sempre termina antes”, explica. “Desde que entrei no Hospital, há 4 anos, nunca tínhamos feito três cirurgias de captação de órgãos em um único mês. Para nós, isso representa esperança”, finaliza Andréia.