icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Saúde tem ampliado investimentos na área da saúde renal de Santa Catarina. Já são mais de 50 milhões de reais por ano repassados às Unidades Hospitalares para aumentar o número de consultas, exames e procedimentos. Nesta quarta-feira, 26 de janeiro, o secretário da Saúde André Motta Ribeiro esteve no Vale do Itajaí, em evento na Associação Renal Vida, onde anunciou o repasse de mais quatro milhões de reais para a conclusão de obras da nova sede da Associação e mais 650 mil para a instalação de equipamentos de captação de energia solar.

Atualmente, as obras da nova sede da Associação Renal Vida, em Blumenau, estão em fase de finalização. O Estado, com o anúncio, assegurou o recurso que faltava para a conclusão da obra. Os R$ 4,6 milhões investidos serão somados aos outros dois milhões, os quais foram anunciados durante viagem do Governador Moisés em julho de 2021.

A Associação Renal Vida atende pacientes com insuficiência renal crônica, realizando tratamentos como hemodiálise e diálise peritoneal, além de encaminhar pacientes para transplantes de rins e pâncreas. Ao todo, são cinco unidades que atendem aproximadamente 900 pacientes de 71 municípios. Mais de 80% dos atendimentos da associação são pelo SUS.

Durante a pandemia, por exemplo, foram feitas 9.883 sessões de diálise em 1.284 pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19. “A nova sede de Blumenau da Associação, o Centro de Alta Complexidade em Nefrologia, será referência e um dos maiores da área da Saúde Renal de todo o país. Aumentará a capacidade de vagas de hemodiálise, consultórios e salas de espera. Desde novembro de 2021, o Estado passou a ser o responsável pela Regulação de todos os estabelecimentos de terapia renal substitutiva. Essas construções são feitas com o esforço de todos”, finalizou André Motta Ribeiro.