O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville, foi classificado como unidade de saúde de Alta Conformidade, alcançando 95,2% de pontuação na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"É muito gratificante ver o nome de nosso hospital entre as 23 instituições constantes na lista de serviços de saúde que apresentaram Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente – 2020, sendo uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde e 100% pública. Estamos nesta lista desde 2018, trabalhando arduamente para melhorarmos nossas práticas e desempenho", comenta a gerente de Risco e coordenadora da Divisão de Qualidade, Mara Lúcia Monteiro.

404Os seis passos da Segurança do Paciente: equipe comemora fazendo o número 6 com as mãos. Foto:Maila Barbi.

O processo de avaliação é uma das ações anuais sanitárias previstas no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, da Anvisa. A avaliação busca promover a qualidade e a segurança do paciente, minimizando riscos e oportunizando o desenvolvimento dos serviços de saúde. "Buscamos a melhoria contínua de nossos processos e almejamos atingir 100% de conformidade nos indicadores de práticas de segurança, em 2021. Ainda há muito o que fazer para concretizar uma cultura de segurança institucional forte e arraigada, mas cada pequena ação gera um grande impacto na mitigação dos riscos assistenciais", revela a enfermeira Mara Lúcia.

Conforme a gerente de enfermagem Andrea Luciana David, o resultado é o reflexo do empenho da gestão de risco em fortalecer os processos. "Nosso objetivo sempre será atender o paciente com segurança e presteza e sermos reconhecidos por um órgão tão importante quanto à Anvisa, nos incita a executar ações e processos cada vez mais precisos ", observa a gerente.

O relatório completo pode ser acessado aqui.

no link:

Mais informações para a imprensa:
Maila Klegien Barbi
Hospital Regional Hans Dieter Schmidt