A Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, completa 74 anos nesta sexta-feira, 16 de abril, como a primeira maternidade pública em Santa Catarina a coletar e autenticar as biometrias das mães e seus bebês. O estado de Santa Catarina é o primeiro do Sul do país a iniciar o processo de implementação da biometria neonatal e o primeiro do mundo a utilizar a autenticação, que amplia ainda mais a segurança do bebê.

O projeto piloto de identificação biométrica dos bebês, vincula-os às suas mães logo após o nascimento. E, na alta hospitalar, é feita a checagem para verificar a vinculação do bebê com a mãe evitando trocas.

144

As identificações são registradas diretamente no Instituto Geral de Perícias (IGP), propiciando a mãe retirar a carteira de identidade de seu filho imediatamente após a alta hospitalar.

A iniciativa surgiu de uma parceria entre o IGP e a empresa Natosafe, que possui a tecnologia. A MDV foi escolhida para implementar o projeto piloto.

Casa Gestante Bebê e Puérpera

Outro motivo para comemorar é o início do atendimento da Casa Gestante Bebê e Puérpera (CGBP), preconizado pela Rede Cegonha, que abriga as mães que possuem seus bebês internados na UTI neonatal, em março deste ano.

A MDV presta serviço de alto risco gestacional e a unidade serve de apoio à instituição. A Casa tem como função assegurar a assistência às gestantes, aos recém-nascidos e às puérperas em regime de atenção intermediária entre o domicílio e o estabelecimento hospitalar, contribuindo para o cuidado em tempo adequado e que demanda vigilância e proximidade dos serviços de referência, embora não haja necessidade de internação hospitalar.

Na CGBP, que fica ao lado da Maternidade, as usuárias têm hospedagem completa, em ambiente com conforto e praticidade, acompanhamento por equipe multiprofissional 24 horas nos sete dias da semana, além de acesso à assistência à saúde pelo estabelecimento hospitalar durante a sua permanência na casa.

O diretor geral da MDV, Marcos Giannella comemora todas as conquistas da unidade. “Estamos sempre empenhados em prestar um atendimento completo, de qualidade e humanizado aos nossos pacientes”, garante Giannella.

Mais motivos para festejar

Fundada no dia 16 de abril de 1947, a Maternidade Darcy Vargas já foi responsável pelo nascimento de mais de 270 mil pessoas ao longo de sua história. Foi a primeira unidade do estado a criar um banco de leite materno e é referência em gestação de alto risco.

Atualmente, a MDV atende uma média mensal de 1430 pacientes em seus ambulatórios, 2750 pacientes na emergência, realiza em torno de 750 internações com, aproximadamente, 600 nascimentos. Com quase 6.000m² de área construída, a unidade conta com mais de 600 funcionários.

A unidade é hospital de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia, neonatologia, e programa de residência multiprofissional em enfermagem, farmácia, psicologia, assistência social, fonoaudiologia, nutrição. Além disso, a maternidade faz parte da rede de apoio ao parto e nascimento, conhecida como Rede Cegonha.

A unidade também participou do projeto Apice ON, de aprimoramento e inovação no cuidado e ensino em obstetrícia e neonatologia. A iniciativa foi do Ministério da Saúde em parceria com a EBSERH, ABRAHUE, MEC e IFF/FIOCRUZ, tendo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como instituição executora.

145

Prêmios recebidos

Ao longo desses 74 anos, a Maternidade Darcy Vargas conquistou prêmios, referências e certificados. Atualmente é Referência Estadual no Atendimento especializado da tríade: mãe-filho-família, e Referência Estadual em Gestação de Alto Risco e em UTI - Neonatal. Entre os certificados pelo Ministério da Saúde, o Banco de Leite Humano da unidade é Centro de Referência para o Estado de Santa Catarina, bem como a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido - Método Canguru.

A filosofia de atendimento humanizado prestado pela Maternidade envolve desde o acolhimento à família, até os cuidados com o Recém-Nascido. Essa filosofia concedeu a Maternidade alguns títulos, entre eles: Hospital Amigo da Criança, concedido pela UNICEF em 1994. Em 1996 recebeu o título, de Maternidade Segura, atribuído pelo Ministério da Saúde. Em 1997 passou a ser reconhecida como Centro de Referência Docente-Assistencial da Saúde da Mulher. Em 2004, recebeu o 4ª Prêmio Professor Galba de Araújo, também concedido pelo Ministério da Saúde pela atenção humanizada ao parto e ao nascimento. Em abril de 2016 recebeu o Prêmio Dr. Pinotti, Hospital Amigo da Mulher, prêmio instituído pela Câmara de Deputados Federais. A Maternidade Darcy Vargas foi a escolhida da região Sul.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Secretaria de Estado da Saúde - SES