Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Arquivo/Secom

A Secretaria de Saúde publicou portaria em conjunta com a Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), nesta segunda-feira, 12, com o objetivo de separar as práticas desportivas por grupos e finalidades. Os esportes serão divididos em grupos de rendimento, participação e lazer, além de educacional. A liberação das atividades será regrada de acordo com a Matriz de Risco Potencial Regional para a Covid-19 e um dos objetivos da divisão é a melhor compreensão dos tipos de categorias. Hoje, todas as práticas esportivas estão liberadas nos níveis Moderado, Alto e Grave.

“Entendemos a importância da prática desportiva para a qualidade de vida da população e sabemos que esse é um segmento que foi muito afetado pela pandemia. A intenção é que o esporte seja realizado de forma adequada e segura. Por isso, buscou-se o contato direto com a FESPORTE, que nos auxiliou no entendimento das necessidades de cada grupo”, destacou a secretaria de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Confira a portaria completa e as subdivisões aqui.

Dentre as regras estabelecidas para as competições esportivas, eventos, treinamento e práticas continuam a obrigatoriedade da divulgação de informações sobre prevenção, aferição de temperatura, limitação de número de pessoas, obrigatoriedade de uso de máscaras e constante higienização.

Para o presidente da FESPORTE, Kelvin Soares, a parceria entre a instituição esportiva e a SES na elaboração da portaria foi imperativa, pois houve diálogo e entendimento entre os setores.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Secretaria de Estado da Saúde - SES